JANAINA FURTADO VEREADORA: MAMÓGRAFO PARA TARAUACÁ


Na sessão desta terça feira, apresentei uma indicação (INDICAÇÃO Nº 042/2013) solicitando que a prefeitura do Município faça a aquisição de um Mamógrafo para a rede municipal de saúde.

Estamos no Outubro Rosa, mês marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a conscientização e ações sobre o tema, mostrando os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano e é a quinta maior causa de mortalidade do mundo.

A campanha contra o câncer de mama contrasta com uma realidade absurda em Tarauacá. Se uma tarauacaense precisar fazer um exame de mamografia, terá que se deslocar até Rio Branco ou Cruzeiro do Sul.

Indicação

A mamografia é o exame da mama utilizando um equipamento específico de raio-X (mamógrafo) com capacidade de produzir imagens de alta resolução, permitindo detectar pequenos tumores que não são palpáveis através do auto-exame ou exame clínico.

Existem dois aparelhos para a realização da mamografia: o convencional e o digital. Enquanto os dois sistemas utilizam o raio-X para a produção da imagem da mama, assim como os dois necessitam de compressão da mama para obter uma boa imagem, a diferença está na forma de captação do raio-X. A mamografia convencional utiliza um filme para a visualização da imagem após a exposição da mama ao raio-X, enquanto que a mamografia digital utiliza um detector que transforma o raio-X em sinal elétrico e transmite para um computador. Dessa forma, no sistema digital existe a possibilidade de visualizar a imagem em monitores de alta resolução, assim como trabalhar e armazenar a imagem em programas de computadores.

Dentre os sistemas de mamografia digital, também existem duas modalidades de exame: o sistema digital CR (sinônimo de"Radiografia Computadorizada") e DR (sinônimo de "Radiografia Digital"). A diferença entre eles é que o sistema digital CR utiliza um detector intermediário para captar a imagem da mama após a exposição do raio-X, que posteriormente é transformada em imagem digital através de um sistema de laser (podendo ser adaptado aos aparelhos convencionais de mamografia). Já o sistema digital DR faz a leitura imediata do raio-X após a exposição da mama, transmitindo diretamente ao computador (sistema mais novo).

Entretanto, estudos comparando a acuracidade diagnóstica dessas modalidades não demonstraram diferença significativa na detecção do câncer de mama para a população em geral. Apenas quando se comparam grupos específicos de pacientes, como pacientes jovens, com mamas densas e em fase pré ou peri-menopausa, observa-se que a mamografia digital foi superior a convencional na detecção do câncer de mama.

Janaina Furtado

Com informações do Site: http://www.sbmastologia.com.br

Comentários

MAIS LIDAS