Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2013

JANAINA FURTADO VEREADORA: A ORIGEM DO PARLAMENTO

Janaina Vereadora
A palavra parlamento vem do francês parler que significa "falar" ou "discussar", parlamentos são inspirados no modelo de democracia da Grécia Antiga, contudo, as assembleias gregas não possuiam um local específico de encontro, esses locais específicos só vieram com a Roma Antiga.
Durante a idade média, existiam conselhos que eram mais utilizados como órgãos de auxílio dos monarcas. 
Na Islândia, no ano 930 surgiu o primeiro parlamento com participação popular, o Alþingi
No Reino Unido, em 1295 foi criado o parlamento britânico. Nele, ao longo do tempo, se desenvolveu o sistema Westminster, que conseguiu evoluir os parlamentos para serem focados em tomadas de decisões.
História em Portugal - Pode considerar-se as Cortes em Portugal como tendo sido as antecessoras de um verdadeiro parlamento. As primeiras Cortes realizadas em Portugal, acerca das quais existem documentos coevos, foram as Cortes de Coimbra, em 1211, em que participaram representantes d…

JANAINA FURTADO VEREADORA: TARAUACAENSES ENTREGUES Á DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL.

Um grupo de pessoas aqui em Tarauacá, está vivendo em total dependência química, especialmente do famoso álcool "tampa azul". A situação é degradante. A foto foi tirada em pleno dia sábado ás 10 horas, no mercado municipal. Homens e mulheres entregues ao vício e ao abandono bem aos olhos das autoridades. já está mais do que na hora de se pensar uma política pública direcionada a essas pessoas, que na verdade, estão doentes e precisam de tratamento e da ação do poder poder público.
Blog do Accioly

JANAINA FURTADO VEREADORA: Comemoração do Dia do Idoso em Tarauacá

Tive a honra de propor uma sessão especial para que nós vereadores possamos homenagear os queridos idosos de nosso município, pela passagem do seu dia.
Aproveito esse momento e convido todos os idosos e também a sociedade civil organizada para se fazerem presentes na câmara, na próxima terça feira, 1 de outubro, às 9 horas.
Janaina Furtado

JANAINA FURTADO VEREADORA: Oposição séria é aquela que delineia a forma de atuação do governo, sem, contudo, criar embaraços desnecessários e prejudiciais.

JANAINA FURTADO
Tenho a opinião de que o meu papel como vereadora, transcende os interesses partidários e o conceito conservador de oposição e situação. 
Não gosto de se ser rotulada dessa maneira. Meu mandato pertence ao povo.  Ele me elegeu, paga o salário que recebo mensalmente e espera de mim, seriedade, dignidade, inteligência e muito trabalho. Meu partido tem o dever de me orientar e potencializar o mandato. 
Li um artigo muito interessante escrito pelo advogado Igor Montalvão, Pós-Graduando em Direito do Estado no http://www.panoticias.com.br, que trata dessa questão de situação e oposição e resolvi publicá-lo abaixo.
Muito se escuta, principalmente na mídia, sobre as expressões: situação e oposição; base governista e etc. Apesar de tais expressões estarem presentes no dia a dia político do nosso país, poucos cidadãos conhecem a importância da situação ou oposição em determinado governo.
No Brasil existe a chamada separação dos poderes, ou seja, há um Poder Executivo, Poder Legislat…

JANAINA FURTADO VEREADORA: IFAC JÁ É UMA REALIDADE EM TARAUACÁ

Vereadora Janaína Furtado
Me fiz presente na apresentação realizada pelo Reitor do IFAC, Breno Silveira, na oficina de desenvolvimento institucional em Tarauacá, realizada no auditório do CEDUP.

A boa notícia é que o IFAC se instalará de vez em nossa cidade para oferecer cursos técnicos e superiores para nossa população.
Janaina Furtado 

JANAINA FURTADO VEREADORA: REITOR DO IFAC VISITA A CÂMARA MUNICIPAL

O Senhor Breno Silveira, Reitor do IFAC e equipe, visitaram hoje pela manhã a Câmara Municipal de Tarauacá para trazer notícias sobre a implantação do IFAC. Em reunião com os Vereadores, Breno disse que está esperando a finalização do trâmite para aquisição do terreno para o Campus, mas que mesmo assim as ações continuam em andamento. Um exemplo é o do modelo arquitetônico que já está pronto.
BLOG DA CÂMARA

JANAINA VEREADORA: Visita ao Lar Novo Hamburgo

Visita aos idosos
Na  sessão de terça feira, 24 de setembro, propus que o Poder Legislativo realizasse uma Sessão Solene em homenagem aos idosos, pela passagem do seu dia.
conversa com a coordenadora Terezinha
Na quarta feira à tarde, aproveitei para visitar o Lar Novo Hamburgo, conversar com as coordenadoras Terezinha, Roneide e também com os idosos, para me inteirar como está andam as coisas por lá.
Próxima terça acontecerá a sessão solene
No domingo haverá um momento de lazer para os idosos e na terça, a sessão solene proposta por mim. 
Janaina furtado
DIA DO IDOSO
No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, sendo que a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.
As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.
O surgimento da data fo…

JANAINA FURTADO VEREADORA: APOIO TOTAL AOS COMPANHEIROS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Na Assembléia dos Trabalhadores em Educação
O sindicado dos Trabalhadores em Educação - Sinteac, convidou a mim e aos meus colegas vereadores presentes na sessão de quarta feira, dia 25 de setembro, para participarmos de uma assembléia da categoria de servidores da educação municipal que estariam se reunindo para protestar contra a intenção de prefeitura de mexer na estrutura da tabela, o que reduziria os salários dos mesmos e, ainda, contrários ao aumento da jornada de trabalho dos servidores de apoio. 
Assembléia
Um convite honroso em poder estar presente junto à minha classe de trabalhadores em educação, onde encontrei uma grande multidão reunida, composta por coordenadores, professores, funcionários da educação e os dirigentes do nosso Sinteac.
com os companheiros da câmara e do sindicato
Manifestei meu apoio irrestrito aos companheiros e companheiras da educação, em todas as suas lutas, especialmente, contra aqueles que desejam ousar em retirar direitos dos trabalhadores.
Janaina Furta…

JANAINA FURTADO VEREADORA: Uma visita aos praticantes da capoeira

Com o grupo de capoeira
No prédio da Secretaria de Assistência Social do Município, visitei esse grupo de crianças, adolescentes e jovens praticando a capoeira. Uns jovens ensinam e outros aprendem. Isso os mantêm longe dos caminhos tortuosos da vida. parabéns à prefeitura, especialmente ao Secretário Antônio Araújo (Príncipe), por tão bela iniciativa
Grafiteiros e a mensagem aos jovens
A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas. 
No Brasil - Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos …

JANAINA FURTADO VEREADORA: SESSÃO DE TERÇA FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2013

Sessão de Terça feira (foto/Assessoria da Câmara)
Nesta terça feira, 24/09, a minha participação na sessão Ordinária do parlamento municipal foi a seguinte:
1. Apresenteii uma indicação propondo a realização de uma sessão solene, que deverá ser realizada no dia 01 de outubro, em comemoração merecida ao dia do idoso;
2. Me solidarizei com os companheiros da educação, coloquei o mandato à disposição dos profissionais e fiz um discurso contra a prefeitura por conta de uma proposta que está sendo discutida no interior daquela casa, que reduz salários dos professores;
3. Em relação aos estudantes do ensino médio selecionados para a bolsa primeiro emprego, votei a favor da lei que regulariza essa situação;
4. Participei de uma homenagem ao radialista Antônio Alves Pereira.
Janaina Furtado

JANAINA FURTADO VEREADORA: Prefeitura ainda não pagou a bolsa para estudantes do ensino médio selecionados para o programa Bolsa Primeiro Emprego.

Diretor Rodiley e vereadora Janaína Furtado
Nesta segunda feira, visitei a Escola de ensino médio, Djalma da Cunha Batista para saber de sua direção, informações sobre a Bolsa Primeiro Emprego, garantida em Lei, que beneficia 10 estudantes anualmente de acordo som seu desempenho escolar.
Uma conversa com a direção da escola a respeito das bolsas
A Bolsa Primeiro Emprego foi criada em através do Projeto de Lei Nº 013, de 17 de dezembro de 2002, de autoria do então vereador Chagas Batista Lopes.
Lei que garante as bolsas
A Escola Djalma Batista apresenta a lista dos estudantes que foram selecionados para receberam a Bolsa Primeiro Emprego e que vão trabalhar na prefeitura. A seleção dos estudantes obedece ao critério das melhores notas alcançadas no ano anterior. Todas as notas são somadas e depois retirada a média final desses estudantes. São selecionados 10 alunos para trabalhar.
No gabinete do diretor
Os estudantes já foram selecionados pela escola, a lista encaminhada para a prefeitura …

JANAINA FURTADO VEREADORA: MOMENTO HISTÓRICO

Biblioteca da Escola Rosaura Mourão
O ex-governador Nabor Júnior atendeu ao pedido do irmão José Carlos, já falecido, de fazer a doação dos livros à biblioteca da escola Rosaura Mourão em Tarauacá, construída quando ainda era governador. “O José deixou um acervo formidável, e pediu que fosse doado à escola que leva o nome da nossa mãe e, que toda a população possa manusear estes livros, não somente os alunos”, disse o senador.
fala da vereadora
"Na qualidade de vereadora e acima de tudo professora, não podia deixar que registrar esse momento histórico de conhecer o tão renomado Senador Nabor Júnior e ao mesmo tempo estar presente num ato desses, que é a entrega de livros para nossos estudantes".
Janaina Furtado
com informações de AssecomTKfotos de Jardy Lopes

JANAINA FURTADO VEREADORA: PRIMEIROS 1.000 ACESSOS DO BLOG - MUITO OBRIGADA !

Meu agradecimento especial à todas as pessoas que em apenas uma semana nos visitaram através do nosso blog. Foram mil valorosos acessos.
Muito obrigado.
Janaina Furtado

JANAINA FURTADO VEREADORA: NO EXERCÍCIO DO MANDATO

doação de mais de 1000 livros para a escola
Uma biblioteca com mais de 1000 livros, foi doada para a Escola Rosaura Mourão pela família do ex-senador Nabor Júnior. Estive presente no ato de entrega e achei emocionante. Também participei de uma reunião com jovens do movimento Hip Hop. Visita o Bairro da Praia pra conversar com o Secretário de Obras Luis Meleiro que está construindo ruas para aquela comunidade. Aproveitei para também conversar com os trabalhadores e a comunidade.
Janaina Furtado