JANAINA FURTADO VEREADORA: QUESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO E DA QUALIDADE DA ÁGUA EM TARAUACÁ

Com Felismar Mesquita do Depasa
Estive recentemente conversando com o Dr. Felismar Mesquita, representante do Depasa - Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento sobre a questão do abastecimento e da qualidade da água que é fornecida à população de Tarauacá. 

Boa conversa
Sobre a qualidade da água externei minha preocupação sobre a possível contaminação pelo esgoto do presídio Moacir Prado que é jogado no Igarapé Pirajá, um dos que abastecem a Estação de Captação do Município. Outra questão é o lixão que contamina os lençóis de água. As águas das chuvas vão penetrando na terra e vai para os lençóis subterrâneos de água, através dos chamados chorumes, que consiste em um líquido de mau cheiro e cor escura, que pode infiltrar-se no solo e assim contaminar lençóis de água. A população reclama também do problema da tubulação da rede de distribuição quebrada, que faz com que a água chegue nas residências, com muitas sujeiras.

Risco de contaminação existe
Felizmar, me disse que sua maior preocupação é com a possível contaminação da água através do lixão. Por isso é necessário que o mesmo seja desativado, dando lugar a um aterro sanitário. Disse também que o tratamento da água garante sua descontaminação, mas há riscos de isso não atinja sua totalidade. Por fim, disse que vai acionar o departamento para tentar resolver o problema e ainda aumentar a oferta da água em Tarauacá.

JANAINA FURTADO 

Comentários

MAIS LIDAS