JANAINA FURTADO VEREADORA: VITÓRIA DAS MULHERES DE TARAUACÁ

Janaina Furtado
Ontem nós vereadores aprovamos mais uma lei em benefício da população de Tarauacá, especialmente as nossas mulheres. É a Lei que cria o conselho Municipal dos direitos da Mulher que tem como finalidade elaborar e implementar, em todas as esferas da administração do município de Tarauacá politicas públicas com enfoque de gênero, para garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar a população feminina o pleno exercício de sua cidadania. Todos os vereadores presentes votaram a favor. 

Essa luta não é de hoje. Essa Lei é fruto da luta das mulheres que se manifestaram ao londo do tempo em seus encontros e conferências através da UTM - União Tarauacaense de Mulheres e REMUT - Rede de Mulheres Tarauacaenses e outros segmentos. 



Primeira Conferência de Mulheres em 2011
Em 31 de agosto eu tive a honra de coordenar a A Primeira Conferência de Políticas Públicas para as mulheres reunindo os municípios de Tarauacá e Feijó. Foi uma boa oportunidade para as mulheres se manifestarem por seus direitos e objetivos.

A maior virtude que um ser humano pode ser traduzida no reconhecimento. Reconhecer a si próprio e ao próximo. Essa expressão nos torna mais confiáveis e seguros de nossas ações. 

Em minha fala, na sessão da câmara no dia de ontem por ocasião da aprovação da lei, deixei claro  o meu reconhecimento e meus elogios ao prefeito Rodrigo Damasceno e ao Vice Chagas Batista, por terem encaminhado a o Projeto de Lei para a câmara.


Prefeito e vice sancionaram a lei
Atitude, que lamentavelmente e mais um vez prefeito e vice não tiveram. Trataram de se apressar, reuniram mulheres ligadas aos movimentos para sancionarem a lei, fazer fotinhas para o Facebook, deixando de convidar a única mulher vereadora do município para o ato. Mesmo assim estou satisfeita pela aprovação da Lei. A velha politicagem de excluir e boicotar os que não rezam na cartilha de quem governo, leva às administrações ao desespero.

Francelina Martins
Quero aqui fazer um reconhecimento a Professora Francelina Martins que é um símbolo da história recente de Tarauacá na luta das nossa mulheres. Essa vitória também tem a sua colaboração.

Agora a luta é para compor o conselho e começar sua funcionalidade.

JANAINA FURTADO

Comentários

MAIS LIDAS