Contato:

CONTATO: vereadorajanaina@gmail.com - 99776041

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: AGORA É OFICIAL - PREFEITO MANDA PUBLICAR NO DIÁRIO OFICIAL A LEI DE MINHA AUTORIA, QUE INSTITUI O HINO DO MUNICÍPIO

Vereadora Janaina Furtado
O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, mandou publicar no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 02 de dezembro, a Lei 830, de minha autoria, que institui o Hino Oficial de Tarauacá.

O ensino do canto e da interpretação do hino será obrigatório em todas as instituições de ensino publicas e privadas e ainda em cerimônias oficiais do município. 

Tarauacá é uma cidade centenária e o hino do município, um de seus principais símbolos, ainda não era oficializado.

Proposta foi apresentada na câmara ainda em agosto
Na sessão do dia 27 de agosto de 2014, tive a honra de apresentar o Projeto de Lei que Institui o Hino Oficial de Tarauacá como Símbolo do Município, ao lado da Bandeira e do Brasão Municipal. 

Na sessão do dia 23 de setembro de 2014, os meus colegas vereadores de Tarauacá votaram pela aprovação do projeto, que seguiu para ser sancionado pelo prefeito Rodrigo Damasceno.

No dia 02 de dezembro de 2014, agora já como Lei, o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, mandou publicar no Diário Oficial do Estado.

Jânio Melo e Rogério Craveiro - autores do hino
OS AUTORES: O Hino Oficial do Município de Tarauacá tem como compositores de sua letra e música, os professores Rogério Lopes Craveiro e Francisco Jânio Melo da Siva.

O PROJETO: Pelo projeto, será obrigatório o ensino do canto e da interpretação do hino em todos os centros e estabelecimentos educacionais, públicos ou particulares, de ensino infantil, fundamental e médio, no município de Tarauacá e será executado facultativamente nas cerimônias oficiais do município, em cerimônias escolares, esportivas e culturais, cerimônias e ocasiões festivas promovidas por entidades particulares, cerimônias civis, militares ou religiosas a que se associe sentido patriótico ao município de Tarauacá ou exprima regozijo público.

AGRADECIMENTOS: Meus agradecimentos aos autores, Rogério Craveiro e Jânio Melo  que gentilmente cederam a letra para que constasse no projeto, aos colegas vereadores que aprovaram por unanimidade e ao Prefeito Rodrigo Damasceno por promulgar a lei e publicar no Diário Oficial do Estado do Acre.

LEI N° 830/2014 DE 23 DE SETEMBRO DE 2014.
ESTADO DO ACRE
MUNICIPIO DE TARAUACA
LEI N° 830/2014 DE 23 DE SETEMBRO DE 2014. ‘INSTITUI O HINO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS ’’

O PREFEITO MUNICIPAL DE TARAUACÁ, Estado do Acre, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 60, inciso V da Lei Orgânica do Município; Faz saber ao povo de Tarauacá, que o Poder Legislativo Municipal aprova e ELE sanciona a seguinte lei:

Art. 1º- Fica oficialmente instituído o Hino Oficial de Tarauacá como Símbolo do Município, com letra e música dos professores Francisco Jânio Melo da Silva e Rogerio Lopes Craveiro, conforme anexo desta Lei.

Art. 2º - O Hino Oficial do Município de Tarauacá instituído pelo artigo anterior fará parte integrante da cultura da cidade e será executado em todas as ocasiões cívicas comemoradas no território municipal.

Art. 3º- Fica sendo obrigatório que as instituições de ensino do município públicas ou particulares, de ensino infantil, fundamental e médio, no município de Tarauacá incluam a aprendizagem do hino para os alunos, para com isso, ensinar-lhes a cidadania.

Art. 4º- O Hino Oficial do Município de Tarauacá será executado obrigatoriamente: 
I- Nas cerimônias oficiais do município;
II- Nas cerimônias em unidades escolares;

Art. 5º- O Hino Oficial do Município de Tarauacá será executado facultativamente: 
I- Nas cerimônias esportivas e culturais;
II- Nas cerimônias e ocasiões festivas promovidas por entidades particulares; 
III- Em cerimônias civis, militares ou religiosas a que se associe sentido patriótico ao município de Tarauacá ou exprima regozijo público.

Parágrafo 1º- A execução será instrumental ou vocal de acordo com o cerimonial previsto em cada caso.

Parágrafo 2º- Durante a execução do Hino Oficial do Município de Tarauacá, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio.

Art. 6º- Deverá na sede do Poder Executivo e Legislativo, bem como em todas as Secretarias ter um exemplar padrão de uma gravação digitalizada em Compact Disc (CD) ou em mídia digital, acompanhada da respectiva Letra e Partitura Musical do Hino Oficial do Município de Tarauacá, afim de servir de modelo obrigatório para a respectiva feitura, cópia ou reprodução, constituindo-se instrumento de confronto para a aprovação de exemplares destinados ao público.

Art. 7º- Os exemplares reproduzidos do Hino Oficial do Município de Tarauacá não podem ser postos à venda, nem distribuídos gratuitamente sem que tragam impresso na capa do CD e no corpo do material impresso reproduzido, o nome de seus autores, bem como a Lei Municipal que a instituiu.

Art. 8º- Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação revogada as disposições em contrário.

Tarauacá-Acre, 23 de Setembro de 2014, 126º da República, 112º do Tratado de Petrópolis, 53º do Estado do Acre e 101º do Município de Tarauacá.

RODRIGO DAMASCENO CATÃO
Prefeito de Tarauacá

LETRA DO HINO: 
Letra: Francisco Jânio Melo da Silva e Rogério Lopes Craveiro
Música: Rogério Lopes Craveiro 

"O anseio de uma nova terra
Fez nascer teu povo varonil
Ao surgir no encontro dessas águas
Eis mais um recanto do Brasil

As águas do rio das tronqueiras
Irrigam o solo fertil deste lar
A fauna, a flora e esta gente
Belezas do vale Juruá 

Tarauacá teus ideais
Com passos firmes iremos conquistar 

Oh! cidade florida de sonhos
Do passado de lutas e glórias
Teu futuro reluz a esperança
De almejar confiantes a vitória 

O sangue cabloco e nordestino
De um povo hospitaleiro e gentil
O brilho da estrela altaneira
Em tua Bandeira refletiu 

Tarauacá teus ideais
Com passos firmes iremos conquistar 

A semente de tuas origens
Fez brotar a fé no coração
Dádiva singela tão presente
Que enaltece o ser de emoção 

O canto que ecoa na floresta
Dos filhos da Amazônia a clamar
Que a faz fortaleza dessa selva
Reine nas entranhas do lugar 

Tarauacá teus ideais
Com passos firmes iremos conquistar"

JANAINA FURTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário