Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2014

JANAINA FURTADO VEREADORA: VEM AÍ A SEMANA DA MULHER

Já está se aproximando o dia 8 de março, onde comemoramos o Dia Internacional da Mulher.
Em breve estarei postando aqui todas as proposições que apresentarei na câmara, bem como meu Projeto  de Lei que já foi aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, em benefício das mulheres.
JANAINA FURTADO

JANAINA FURTADO VEREADORA: NA LUTAS DOS MÉDICOS DA REDE MUNICIPAL E CONTRA A REDUÇÃO DE SEUS SALÁRIOS

Na sessão da última terça feira nos foi apresentada para apreciação, uma proposta do Poder Executivo (Projeto de Lei Nº 003/2014) que altera os vencimentos dos médicos da rede municipal de saúde.
A proposta na verdade é para REDUZIR OS SALÁRIOS DOS PROFISSIONAIS MÉDICOS de R$ 11.000,00 (onze mil reais) para R$ 8.000,00 (oito mil reais).
De imediato marquei uma reunião com os médicos e a presença do sindicato dos servidores municipais, com o objetivo de ouvir a categoria, pois havia uma informação de que eles estariam de acordo com a proposta. Na reunião, os médicos se mostraram surpresos com essa medida e me relataram toda a situação de dificuldades e humilhações pelas quais estão passando.
Na quarta feira às 11 horas, agendei uma nova reunião com os médicos, com a participação de todos os vereadores, para que os mesmos pudessem expor aos demais membros da casa legislativa suas insatisfações com a proposta.
Já não faz muito tempo que nós vereadores aprovamos um pedido da prefeitura para r…

JANAINA FURTADO VEREADORA: PEDIDO DE FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO NA AVENIDA EPAMINONDAS JÁCOME

Na sessão de terça feira, 25 de fevereiro, apresentei uma indicação pedindo que os órgãos de fiscalização de trânsito intensifiquem a fiscalização na rua Epaminondas Jácome, que dá acesso à Escola de ensino Médio Djalma Batista e ao Aeroporto de nossa cidade.
Com o início do ano letivo, aumentou o número de pessoas circulando na avenida em veículos automotores, bicicletas e a pé, o que exige uma fiscalização de trânsito mais rigorosa, especialmente nos horários de entrada e saída dos estudantes das escolas. 
Em Tarauacá segundo dados dos registros do Detran, já circulam 3. 285 (três mil, duzentos e oitenta e cinco), veículos automotores, sem contar cerca de mais 100 veículos com placas de outros municípios e estados, além dos que passam pela cidade diariamente.
Motoristas de caminhões, caminhonetes, carros de passeio, motos e bicicletas, circulam na mesma avenida, que apresenta grande quantidade de buracos e não há lombada, acostamento nem calçada de pedestre, colocando em risco a vida d…

JANAINA FURTADO VEREADORA: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

ONU torna oficial o dia 08 de Março como Dia Internacional da Mulher - Em dezembro de 1977, a Assembleia Geral da ONU proclamou o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher, sendo celebrado até hoje em todo o mundo.
JANAINA FURTADO

JANAINA FURTADO VEREADORA: ENCONTRO DE BLOGUEIROS EM TARAUACÁ

Na próxima quinta feira, como blogueira, vou participar desse importante encontro. Acho de grande importância discutir o papel da comunicação nos dias atuais.
Aproveito para convidá-los
JANAINA FURTADO

JANAINA FURTADO VEREADORA: BOM DOMINGO AOS LEITORES

Expresso aqui meu amor por minha cidade. 
Aqui nasci, cresci e dela nunca desisti...A vida nos chama para luta do dia a dia...Cada um com seus pensamentos e ideais...Cada um com seus desafios diários...Todos na construção de uma cidade melhor, apesar dos percalços...
Bom domingo à todos e à todas
JANAINA FURTADO

JANAINA FURTADO VEREADORA: DEPENDÊNCIA QUÍMICA EM TARAUACÁ É ASSUNTO PARA TODOS NÓS

Estive recentemente no mercado público de Tarauacá conversando com alguns dependente químicos que se estabeleceram naquela área. 
Homens e mulheres que largaram família, trabalho e a própria vida por conta da dependência do álcool. 
Todos têm uma história para contar e muitos deles apesar de já apresentarem transtornos mentais, dependência química, depressão, estresse e transtornos alimentares, ainda manifestam a vontade de receberem tratamento. 
Em Tarauacá esse é um problema que afeta dezenas de famílias. Muitas mães me procuram para pedir que eu lute para que em nossa cidade seja criado um centro de recuperação para essas pessoas. 
Encarar o problema de frente é um desafio para o doente e para sua família e para o poder público. Muitas pessoas ainda enxergam o alcoolismo como fraqueza, falta de caráter, e não como uma doença.
Um deles me confidenciou que passou 8 meses numa clínica em Rio Branco e voltou para Tarauacá. Chegando aqui, não encontrou trabalho e sem apoio da família, acompa…

JANAINA FURTADO VEREADORA: PROBLEMA DE FALTA D'ÁGUA NO BAIRRO COPACABANA ESTÁ CHEGANDO AO FIM

Parece que o problema de abastecimento de água aos moradores da Copacabana, especialmente a parte alta do bairro, está chegando ao fim, depois de décadas de sofrimento e reivindicação.Ontem visitei o local onde uma empresa contratada pelo Governo do Estado, trabalha na perfuração de um poço artesiano de grande profundidade, que abastecerá a comunidade. A área, que foi cedida pela prefeitura, localiza-se nas imediações da rotatória da "Estaca Zero'De acordo com informações do Gerente local do DEPASA, Tadeu Moreira, será implantado um Sistema de Abastecimento de Água com reservatório e rede de distribuição que atenderá as residências desde a "Estaca Zero" até as imediações da Avenida Avelino Leal onde fica a parte mais elevada do bairro. Ainda segundo o gerente, esse trabalho já faz parte faz parte do conjunto de obras de Terraplanagem, Pavimentação e Saneamento Básico Integrado, na Avenida Avelino Leal, através do Programa ruas do Povo.Fico muito feliz pois essa é um…

JANAINA FURTADO VEREADORA: NA LUTA DOS PROFESSORES

Ontem depois da sessão ordinária, nos reunimos com o secretário de Educação, Edmundo Maciel para que o mesmo explicasse aos vereadores a questão da implantação de um curso superior em pedagogia para atender os professores da rede municipal de ensino. 
Os vereadores queriam saber como se deu o processo de inscrição, onde pessoas que nunca atuaram como docentes estariam na lista dos beneficiados enquanto professores que estavam em sala de aula ficaram de fora da pré-lista.
O Secretário falou que existem mais professores pré-inscritos do que o número de vagas e quem validará a lista final será a Secretaria de Educação do Município, no caso de professores municipais, e a Secretaria Estadual no cado de professores estaduais. Segundo Edmundo Maciel, o município de Feijó passa pelo mesmo problema.
No caso de Tarauacá, na última reunião em Rio Branco com a Professora socorro Neri pro-reitora da UFAC foram solicitadas mais vagas para Tarauacá com o objetivo de incluir os professores não contempla…

JANAINA FURTADO VEREADORA: DE VOLTA ÀS SESSÕES DA CÂMARA

Hoje participei da primeira sessão da Câmara de Vereadores em 2014. 
Em 2013, procurei ser fiel à função que o povo atribuiu a mim e que espera meu desempenho firme, honesto e digno dos seus interesses.
Nas duas primeiras sessões de 2014, estava viajando para cuidar de minha saúde, mas, justifiquei minhas faltas com atestado médico.
O debate hoje foi acalorado como sempre, onde cada vereador se manifestou de acordo com o que pensa ser o melhor para a população de nossa cidade.
Estamos num ano eleitoral, onde também acontecerá a copa do mundo, além das movimentações locais como carnaval, aniversário da cidade, atividades do verão, novenário de São Francisco e outras.
Como a única vereadora do município, quero dedicar grande parte do meu mandato às nossas mulheres com proposições que possam contribuir com suas lutas diárias. 


Falei hoje sobre os trabalhos desenvolvidos pela comissão do concurso público da prefeitura onde faço parte com muito orgulho representando todos os vereadores. 
Por cont…

JANAINA VEREADORA: VISITA DO VICE GOVERNADOR EM MINHA RESIDÊNCIA

No último sábado recebi em minha residência o amigo Júnior Feitosa acompanhado do Vice Governador César Messias e outros membros do Partido Socialista Brasileiro - PSB. Cesar, esteve em nossa cidade apresentando sua pré-candidatura e buscando apoio para a disputa de deputado federal. 
Boa sorte a ele. 
JANAINA FURTADO

JANAINA FURTADO VEREADORA: OS BENEFÍCIOS DA CAMINHADA NA NOSSA VIDA

Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? 
Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp. 
Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. 
O Minha Vida reuniu 11 benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui e movimente-se: 1.Melhora a circulação
Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o flux…

JANAINA VEREADORA: "O Que Semeia, o que Planta e o que vai Colher" - BOM SÁBADO AO POVO DE TARAUACÁ

Hoje e sempre, eu quero: 
Tempo para pensar antes de falar; serenidade para agir depois de falar; perseverança para continuar agindo depois de começar; humildade para reconhecer que preciso de outras pessoas; sinceridade para falar o “não” que preciso falar; lealdade comigo mesmo, para não me comparar com ninguém; e fé na medida da razão, para eu continuar fazendo, sem esperar que qualquer coisa caia do céu sem o meu esforço.
Assim, podemos seguir confiantes, certos da vitória sobre nós mesmos, sobre as nossas dificuldades em entender, o porque de certas situações.
Quando não há resposta, deves seguir trabalhando, certos de que, no devido tempo, tudo será esclarecido, elucidado e concluído.
Assim, compreender que a felicidade é a recompensa natural, dos que insistem em fazer tudo direito, mesmo quando todos insistem em fazer errado.
Somos os construtores dos nossos sonhos, responsáveis pelos nossos passos.
O que semeia, o que planta e o que vai colher.
Por isso, semeie amor, por onde você fo…

JANAINA FURTADO VEREADORA: COM OS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Ontem à tarde participei da reunião dos servidores da educação da rede municipal no auditório do Sinteac. 
Percebi a categoria muito insatisfeita com a atual administração por conta da mesma não ter cumprido os acordos firmados no ano passado, especialmente, no que se refere às seguintes questões:
1. Prefeitura garantiu pagar o pulo de letra em setembro de 2013 e até a data atual não cumpriu com a palavra;
2. A prefeitura garantiu aos trabalhadores no ano de 2013 que não iria suspender a regência de classe dos professores e nem as gratificações dos Servidores de apoio no período de férias e não cumpriu com o que disse;
Para complicar ainda mais, através de portaria e sem conversar com o sindicato, o Secretário Edmundo Maciel mandou suspender o benefício da Licença Prêmio dos servidores, afrontado a constituição brasileira e, ainda, está obrigando os servidores de apoio a trabalharem dois turnos, o que nunca aconteceu em governos anteriores. Na rede estadual, por exemplo, quem trabalha doi…

JANAINA FURTADO VEREADORA: FESTA BENEFICENTE PARA AJUDAR A GAROTA TALINE DO OH QUE SOFRE DE CANCER

JANAINA FURTADO VEREADORA: MERCADO PÚBLICO VOLTA A SER ABASTECIDO DE CARNE BOVINA

Ontem visitei o mercado publico de Tarauacá para me certificar se realmente o que foi acordado na reunião entre Câmara, Prefeitura e Criadores, havia de fato se tornado realidade. Para minha alegria o mercado público voltou a comercializar carne para o consumo da população mais carente. Como falei antes, tudo pode ser resolvido prioritariamente na base do diálogo e quem ganha com isso é o povo.
JANAINA FURTADO

JANAINA FURTADO VEREADORA: "QUEM TEM QUE TER MAIORIA NA CÂMARA É O POVO"

Somos onze vereadores de diferentes partidos, classes sociais, religiões, ideologias políticas e outras características. O que deve nos unir é a defesa do povo de Tarauacá e a sua proteção. Fomos eleitos para legislar, observar as leis e fiscalizar suas aplicações em benefício dos tarauacaenses. Convido meus colegas para que em 2014 as nossas diferenças não sejam mais importantes do que a vida da nossa população. Quem tem que ter maioria na câmara é o povo.  
JANAINA FURTADO










JANAINA FURTADO VEREADORA: O DEBATE SOBRE A FALTA DE CARNE NO MERCADO PÚBLICO

Ontem participei de uma reunião com a prefeitura e o representante dos criadores de nossa cidade para debatermos o problema da falta de carne no mercado público.
Por parte dos criadores a explicação é simples: Querem reajuste no preço da carne de 5 para 6 reais, alegando que estão exportando carne para outros municípios do Acre e outros estados do Brasil com esse valor sem a incidência de impostos. A Cooperativa dos Criadores de Tarauacá conta hoje com 32 associados e 72 casas de carne para a abastecimento diário, consumindo assim cerca de 35 animais por dia.
Por parte da Prefeitura - O prefeito Rodrigo rechaçou qualquer possibilidade de reajuste da carne nesse momento, disse que quer dialogar, mas, antes o mercado precisa ser abastecido e que não vai aceitar negociar "com a faca no pescoço".
Por parte da Câmara - Logicamente que nós os vereadores não queremos que o preço da carne no mercado público sofra reajuste, pois é lá que a população de baixa renda compra diariamente. 
O …

JANAINA FURTADO VEREADORA: GOSTO DE GENTE ASSIM

Gosto de gente com a cabeça no lugar, de conteúdo interno, idealismo nos olhos e dois pés no chão da realidade. 

Gosto de gente que ri, chora, se emociona com um simples e-mail, um telefonema, uma canção suave, um bom filme, um bom livro, um gesto de carinho, um abraço, um afago.

Gente que ama e curte saudade, gosta de amigos, cultiva flores, ama os animais. Admira paisagens, poeira e chuva. 

Gente que tem tempo para sorrir bondade, semear perdão, repartir ternuras, compartilhar vivências e dar espaço para as emoções dentro de si, emoções que fluem naturalmente de dentro de seu ser!

Gente que tem tempo para sorrir bondade, semear perdão, repartir ternuras, compartilhar vivências e dar espaço para as emoções dentro de si, emoções que fluem naturalmente de dentro de seu ser!

Gente que gosta de fazer as coisas que gosta, sem fugir de compromissos difíceis e inadiáveis, por mais desgastantes que sejam. 

Gente que colhe, orienta, se entende, aconselha, busca a verdade e quer sempre aprender, mes…