Vereadora Janaina Furtado é eleita Delegada para representar mulheres de Tarauacá na Conferência Estadual de Mulherers


Durante todo o dia de quinta feira, 10 de setembro, o município de Feijó Sediou a II Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres, com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” . O evento contou com as presenças da Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, vereadoras Janaina Furtado de Tarauacá e Matilde Silva de Feijó, prefeitos Rodrigo Damasceno e Mêrla Albuquerque, entidades como Rede de Mulheres Tarauacaenses – Remut, União Tarauacaense de Mulheres - UTM, Organismo de Políticas Públicas para as Mulheres  - OPM e  Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM. A Conferencia foi Promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres - SepMulheres, com apoio das prefeituras de Feijó e Tarauacá.


Os eixos a debatidos primaram pela contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; sistema nacional de políticas para as mulheres: subsídios e recomendações. 


A vereadora Janaina fez questão de participar do encontro do início ao fim e debater todas as questões em pauta. "É importante destacar que a 2ª Conferência Intermunicipal de Políticas Públicas para Mulheres é um momento de participação democrática e cidadã, que agrega muito significado para a garantia da igualdade, equidade e dos direitos das mulheres”, diz Janaina.  Além de representar a câmara de vereadores e as mulheres do seu município, a Vereadora Janaina Furtado foi destaque na conferência, sendo eleita , Delegada à conferência Estadual.  


De acordo com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Concita Maia, a Conferência tem caráter avaliativo e vai possibilitar diagnóstico qualificado das políticas públicas voltadas às mulheres Tarauacaenses e Feijoenses . "Esta avaliação possibilita à gestão municipal avançar cada vez mais nos programas, projetos e ações municipais, norteando o aprimoramento e fortalecendo de uma política pública de ação afirmativa que têm como conseqüência o empoderamento e melhoria da qualidade de vida das mulheres"’. Afirma.


A vereadora Janaina se mostrou muito feliz, pois além de defender mais do que ninguém as mulheres no parlamento legislativo, também foi eleita pela segunda vez, como delegada para representar as mulheres "Gostaria de agradecer cada mulher que estar aqui presente, pois não foi fácil chegarmos até aqui, principalmente as mulheres de Tarauacá. Cada uma deixou um pouco dos seus compromissos de casa, do trabalho, para hoje se fazer presente nesta Conferência, Mas, nossas lutas não são em vão, podem ter a mais absoluta certeza’’, finalizou Janaina. 


Texto: Edilene Silva
Fotos: Edilene Silva e Voz de Ouro

Comentários

MAIS LIDAS