Vereadora Janaina Furtado participa de reunião para tratar da criação da Rede Sustentabilidade em Tarauacá

Na noite desta quinta-feira (24), de setembro, aconteceu no Centro de Educação Permanente (CEDUP), um debate, para tratar sobre a criação da Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva. Depois de um intenso trabalho de coleta de assinaturas, a Rede Sustentabilidade teve o seu registro aprovado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e passa a ser oficialmente um partido político. O julgamento aconteceu nesta terça-feira, dia 22 de setembro, no plenário do Tribunal. Participaram da reunião os vereadores, Marlindo Pinheiro, Janaina Furtado, presidente do Sinteac, Eurico Paes, presidente da Rede de Mulheres de Tarauacá (REMUT), Professora Socorro Nery, comunicadores e população em geral. 

A Rede Sustentabilidade já existe no Acre, a ideia é lançar o partido aqui em Tarauacá. O debate para a criação da Rede aqui no município foi proposto pelo professor e sindicalista Raimundo Accioly.

A vereadora Janaina Furtado, atualmente esta sem partido, afirmou que muitos questionamentos já têm sido feitos às propostas apresentadas nessa ocasião pela ex-senadora acriana, que vem defendendo uma 'nova forma de fazer política', um 'novo tipo de partido', assim como um 'novo tipo de militância'. Mas, a verdadeira rede de Marina é muito mais ampla e foi sendo construída ao longo de sua trajetória política. "Alguns dos elementos centrais dessa ideia farão parte do seu novo partido e foram fundamentais para a construção do projeto político que dá sustentação à atuação pública de Marina Silva e à criação da Rede Sustentabilidade’’, afirmou.

Seu Antônio Alves de 80 anos, agradeceu ao convite, participou da reunião e atribuiu que novos nomes virão ingressar à Rede, pois, em sua visão as chances de eleger mais de dois vereadores neste grupo são grandes. “Estarei pronto para somar e contribuir com este partido, nós precisávamos de uma oportunidade desta, para entender e passar adiante as coordenadas do Rede Sustentabilidade, um partido que presa pelo bem-estar do ser humano e defende o meio ambiente e os povos indígenas, que luta pelo cidadão idoso”, ressaltou .

O professor Raimundo Accioly ressaltou que a Rede Sustentabilidade tem apresentado uma nova proposta para uma reestruturação partidária no país, o que atualmente tem se mostrado necessário. Ele disse que desde o lançamento da Rede tem acompanhado seu desenvolvimento e, ressalta que o interessante do movimento é a troca de idéias entre pessoas que estão pensando em outros caminhos para se trilhar na política. “A política tem que ser muito mais do que discutir o que interessa aos grupos. Ela deve encontrar soluções para os problemas que aí estão. Acho que os partidos estão perdendo esse sentido. Dentro da Rede a gente espera que isso aconteça”, finalizou.

Por Edilene silva
Assessoria Parlamentar
Vereador Janaina Furtado

Comentários

MAIS LIDAS