Vereadora participa da audiência Pública para discutir problemas de energia elétrica das comunidades rurais

vereadora Janaina Furtado

Na manhã desta quarta-feira, 02, o Plenário da Câmara Municipal de Tarauacá foi palco de uma audiência pública,proposta pelo vereador Marlindo Pinheiro e que contou com a presença dos parlamentares, representante da Eletrobrás e de representantes de comunidades rurais.  Na pauta, os problemas decorrentes dos valores exorbitantes nas contas dos consumidores. O responsável da CONTROL, empresa responsável pela medição do consumo de energia, não compareceu à audiência.

A vereadora Janaina Furtado, iniciou sua fala, cumprimentando os trabalhadores (a), disse que o Programa Luz para Todos, veio em um momento essencial com objetivo de melhorar a vida dos produtores.  "Sei que agora o que está acontecendo agora ao invés de se tornar a alegria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da nossa cidade, tornou-se um problema, uma vez que a empresa responsável pela medição não estar arcando com as suas responsabilidades’’, Destacou

Taxas exorbitantes estão sendo cobrados, segundos os produtores, os talões de luz passam vários meses sem chegar as suas residências e quando vem é um valor em torno de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), sendo que os mesmo possuem no máximo eletrodomésticos de baixo consumo de energia. Muitos produtores reclamam ainda que passam vários dias sem energia.

A Eletrobras é a responsável pela distribuição de energia, enquanto a CONTROL é a que faz o processo de medição. 
"A empresa não vai até as comunidades fazer a medição nem tão pouco entregar as contas. Isso faz com que os consumidores precisem vir até a cidade, para poder receber sua fatura de luz. O resultado é isso, chegando ter que pagar valores altíssimos, uma verdadeira falta de respeito com seus consumidores . A CONTROL precisa sim ser acionada, tanto pelos consumidores e também pela Eletrobrás, porque ela deve satisfação a Eletrobrás. Só para exemplificar, o talão do seu José Roberto, no mês de janeiro veio 0,00 reais, fevereiro 0,00, março 16,00 reais, abril 13,29, maio veio 1.236, mil e duzentos e trinta e seis reais". Afirmou Janaina.

A vereadora solicitou ainda que os vereadores e a mesa diretora da Câmara, através de sua assessoria jurídica, elabore um documento, com provas, para que seja encaminhado ao Ministério Público. Disse ainda que a sua assinatura estará lá para que isso seja investigado.

A vereadora Janaina vai propor uma lei acabando com a cobrança da taxa de iluminação para a zona rural do município.

Suleiman Sampaio
Encaminhamento

Ao final, o responsável da Eletrobras no município, Suleiman Sampaio, afirmou que a empresa propor um plano de revisão destas tarifas e a possibilidade de parcelamento, com redução de valores. Em breve será anunciado.

Por Edilene Silva
Assessoria

Comentários

MAIS LIDAS