VEREADORA JANAINA FURTADO VISITA OBRA DE CONSTRUÇÃO DA UNIDADE DE SAÚDE DA MULHER

Construção da Unidade de Saúde da Mulher
Mesmo em licença médica, a vereadora Janaina Furtado (rede sustentabilidade) fez uma visita para saber sobre o andamento da obra de construção da Unidade de Saúde da Mulher que está sendo construída pela prefeitura na Rua Benjamim Constant, Bairro Senador Pompeu,com recursos do Governo Federal na ordem de R$ 403.920,00 (quatrocentos e três mil, novecentos e vinte reais).

Vereadora Janaina Furtado e Sr.Raimundo, um dos responsáveis pela obra
Em conversa com o pedreiro responsável Sr. Raimundo, Janaina foi informada que a empresa deve encerrar o e entregar a obra até o final do ano de 2015.

Obra quase pronta
No mês de março do ano de 2014, a vereadora Janaina Furtado apresentou proposições em benefício das mulheres de Tarauacá. a principal foi o pedido para que a prefeitura construísse uma Unidade de Saúde Exclusiva para atendimento às Mulheres. 

A ideia é concentrar os atendimentos de ginecologia e obstetrícia, proporcionando às mulheres um local único e exclusivo para consultas, exames ginecológicos e outros. O Centro de Saúde da Mulher deverá proporcionar também exames de prevenção do câncer de mama através de um aparelho de mamografia a ser instalado no local.

Em Tarauacá faz-se necessário um centro de atendimento especializado e exclusivo para nossas mulheres que muitas vezes precisam chegar de madrugada nos postos de saúde para agendamento de uma consulta através de uma das poucas fichas distribuídas que não atendem à demanda. Além disso, nossos profissionais de saúde não dispõem de um espaço exclusivo e equipado para atendimento de nossas mulheres.

O câncer de mama ainda é o tipo da doença que mais mata as mulheres entre 35-54 anos em todo o mundo. A cada 10 mulheres diagnosticadas com esse tipo de câncer no Brasil, três morrem por conta da doença, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, órgão do Ministério de Saúde. O câncer de colo do útero, embora sua incidência esteja diminuindo, ainda está entre as enfermidades que mais atingem e matam as mulheres no Brasil.

Na câmara a vereadora tem cobrado do prefeito informações sobre a construção dessa obras que iniciou e depois parou. A vereadora falou da importância de uma unidade de saúde, exclusivamente para cuidar da saúde das mulheres do nosso município. O centro de saúde está sendo construído na Rua Benjamin Constant Bairro da Praia.

"Essa é uma luta antiga, encampada pelas nossas mulheres de Tarauacá, inclusive uma luta até estadual, para que em nosso município tenha uma unidade especializada, no atendimento de mulheres. Na oportunidade quero agradecer a Prefeitura de Tarauacá, em nome do prefeito, quando fiz a solicitação para aquela unidade que está sendo construído no bairro Senador Pompeu, fosse exclusiva para atender as mulheres, recebi a resposta do prefeito Rodrigo, assinado por ele, se comprometendo de que naquele espaço seria utilizado para o atendimento as mulheres. Esperamos que quando a unidade estiver pronta, seja equipada, com um aparelho de mamografia para as mulheres. O câncer de mama é uma doença que mata muitas mulheres. A segunda maior causa de morte entre as mulheres. E nós precisamos estar amparadas, se caso isso acontecer". Afirmou Janaina


Por Edilene silva
Assessoria parlamentar
Vereadora Janaina Furtado
Rede Sustentabilidade

Comentários

MAIS LIDAS