VEREADORA JANAINA FURTADO PEDE REVITALIZAÇÃO DO TEATRO JOSÉ POTYGUARA


Quem visitar hoje o Teatro José Potiguara, maior patrimônio Histórico e Cultural do Município de Tarauacá, vai sentir muita tristeza e revolta. Vai encontrar o mesmo praticamente em ruínas e que não mais oferece condições para realização de espetáculos.

O Teatro José Potyguara, que é administrado pela Prefeitura de Tarauacá, foi restaurado ainda no mandato do prefeito Jasone Silva, através de uma emenda do ex-deputado Nilson Mourão. 

Ganhou pintura de acordo com as cores originais, recebeu poltronas novas, modernos equipamentos de sonorização e iluminação e foi entregue à população do município.

A vereadora Janaina Furtado (Rede sustentabilidade), foi procurada por membros de um grupo de teatro, onde os mesmos denunciaram as condições de abandono do Teatro José Potiguara e pediram que a parlamentar intercedesse junto a prefeitura no sentido de que seja realizada uma reforma no local.

Com os artistas do teatro.
A Amostra Cultural do Projeto da Associação de Moradores do Bairro da Cohab, que deveria ser realizada no teatro deve que ser transferida para o galpão de cultura, pois, os oficineiros constataram que o teatro não oferecia condições para realização das apresentações. 

Para se certificar do problema, na semana passada a vereadora visitou o espaço e constatou uma série de problemas, o que ela chamou de ‘situação vergonhosa’. “Um patrimônio vivo da cultura e da história do povo de Tarauacá, o primeiro teatro construído no Acre, naquelas condições. Poltronas quebradas, piso sendo destruído, equipamentos de som e iluminação tomados pela poeira e pela ferrugem, estrutura de cinema abandonada, banheiros entupidos e outra série de problemas”, disse a vereadora. 

Com o Secretário João Maciel
A vereadora foi, então, conversar com o Secretário de Cultura João Maciel, para saber dele que providências a prefeitura iria tomar em relação às condições do teatro. O Secretário disse que sobre da situação do teatro, no momento não há nem uma ação da prefeitura prevista para restauração ou promoção reparos no local. “Já relatei em documentos a situação do teatro e entreguei ao prefeito. Ainda estou aguardando um posicionamento dele. Mas já adianto que de imediato a situação vai continuar daquele jeito”, disse o secretário. 

A vereadora disse que vai conversar com os fazedores de cultura do município e aguardar um posicionamento da prefeitura. "Vou conversar com a turma da cultura e vamos discutir essa situação. Precisamos que o teatro seja revitalizado",  finalizou.


HISTÓRIA DO TEATRO JOSÉ POTYGUARA 

O Teatro Municipal, hoje chamado Teatro José Potyguara, em homenagem ao ex-promotor Público de Tarauacá, e escritor cearense, autor, entre outros, de "Sapupema: contos amazônicos", "Terra caída", "Do seringal ao asfalto" e "Vidas marcadas". 

O Teatro José Potyguara é o primeiro teatro construído no Acre. 

Foi inaugurado no dia 26 de janeiro de 1933, na administração municipal de José Florêncio da Cunha, dono do famoso jornal "A Reforma", e avô de Djalma Batista. 

Esse palco recebeu encenações das peças de José Potyguara, entre elas, "Alma Acreana" e "Rasga coração", além, das apresentações musicais do maestro Mozart Donizetti, autor da música do Hino Acreano, à época todos residindo em Tarauacá. A foto é de autoria de Tibor Jablonski, fotógrafo do IBGE. (Escrito Por Isaac Melo). 

Fotos da situação do teatro


Da Assessoria parlamentar
Vereadora Janaina Furtado
Rede sustentabilidade - Tarauacá 

Comentários

MAIS LIDAS