Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2015

JANAINA FURTADO VEREADORA: VEREADORES EM RIO BRANCO

Meus colegas vereadores foram para a cidade de Rio Brando cumprir uma agenda em defesa da nossa população, principalmente a respeito da segurança. Infelizmente não pude participar mas espero que todos eles possam votar com boas notícias para Tarauacá. 
Reproduzo aqui no meu blog a nota assinada pelo presidente Ezi Aragão.
Nota - A Mesa Diretora informa a toda população tarauacaense que essa semana não houve Sessões Ordinárias devido os Vereadores estarem em Rio Branco tratando de assuntos do interesse dos munícipes tarauacaenses.
Segurança Pública é um desses assuntos que será informado assim do retorno dos mesmos o resultado dessas visitas aos órgãos de Segurança competentes.
Atenciosamente,
Presidente Ezi Aragão

JANAINA FURTADO VEREADORA: NOTA DE ESCLARECIMENTO

Informo a toda sociedade tarauacaense que nosso trabalho na Câmara Municipal prossegue com a mesma disposição de zelar pelo bem público e fiscalizar o dinheiro de cada cidadão de bem.
Há alguns dias, fomos ao plenário da Câmara e à Rádio Nova Era, falarmos sobre a intenção de criar uma Comissão Parlamentar para investigar indícios de irregularidades e favorecimentos nos contratos públicos de locação de imóveis e veículos por parte da administração municipal.
Para que essa Comissão seja criada, nos termos do Regimento Interno da Casa, precisamos apresentar um requerimento com a assinatura de, no mínimo, 04 (quatro) vereadores.
As 04 assinaturas nós já conseguimos (Eu, Mirabor Leite do PMDB, Janaína Furtado do PSD, João Moreira do PSB e Valdor do Ó PMDB).
Por este motivo, estou na Capital, me cercando de assessoria jurídica para que esta investigação seja realizada com todo respaldo da lei. Enquanto isso, os demais vereadores que subscreveram o referido requerimento estão preparando alguns …

JANAINA FURTADO VEREADORA: VENDEDORES DE PEIXE ESTÃO DE VOLTA AO MERCADO PÚBLICO

Depois da polêmica retirada dos vendedores de peixes da frente do mercado público, por conta da reforma, a prefeitura do município voltou atrás, buscou parcerias e permitiu novamente que os mesmos se instalassem no local. Dessa vez, com ajuda da Secretaria Municipal de Agricultura e da Seaprof, através do Secretário Narcélio Bayma, foram organizadas tendas padronizadas e cedidas para serem utilizadas na comercialização do pescado.

Naquela polêmica fui acusada injustamente de ser contra a reforma do mercado público por defender esses trabalhadores. Agora que foi resolvido, todos estão satisfeitos.
JANAINA FURTADO
Fotos do local

JANAINA FURTADO VEREADORA: FUTEBOL NA ASSOCIAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR

No sábado, 25 de abril, a convite do Sargento PM Altemir Nascimento, fui  participar do torneio de futebol de areia no campo da Associação da Polícia Militar em comemoração ao aniversário de Tarauacá. 
Na verdade uma manhã de integração através do esporte entre policiais de Tarauacá, Feijó, Bombeiros, Agentes Penitenciários e Servidores do Deracre.
Parabéns aos policiais militares de Tarauacá pela vitória e agradeço de coração ao convite feito a mim.
JANAINA FURTADO

JANAINA FURTADO VEREADORA: NO ANIVERSÁRIO DE TARAUACÁ

Ontem participei da solenidade de aniversário da nossa querida Tarauacá, realizada em frente a prefeitura e organizada pela administração municipal. Fiquei feliz e emocionada com o que vi. Revivi meus tempos de estudante onde a gente sentia orgulho de desfilar em homenagem a nossa cidade.

Conversei com muitas pessoas entre adultos e crianças. Elas estavam alegres apesar das dificuldades por que passamos. Foi uma bela proposta de resgatar os desfiles e as apresentações cívicas nesse momento. Precisamos mesmo amar mais nossa cidade e nossa gente.
Parabéns pra nossa cidade e, principalmente, para nossa população.
JANAINA FURTADO

JANAINA FURTADO VEREADORA:HISTÓRIAS DE TARAUACÁ: a Revolução Acreana e o tenente Luiz Sombra

O texto abaixo foi retirado do livro “Dez anos no Amazonas (1897-1907)”, capítulo XII, escrito pelo paraibano de Patos Alfredo Lustosa Cabral (1883-1960), publicado pela primeira vez em 1949, com uma segunda edição em 1984, sob os auspícios do então senador Jorge Kalume. Alfredo viveu esses dez anos no Seringal Redenção, no Alto Tarauacá, que era propriedade de seu irmão Silvino Lustosa Cabral. Esse relato é interessantíssimo pela riqueza de detalhes, lugares e personagens a que se refere o autor. É um trabalho como poucos para a história de Tarauacá. -------------------------------------------------------------------------------- Com a notícia das vantagens de Redenção, o povoamento se intensificou de rio acima, por toda parte. O cearense atrevido assenhoreou-se até às cabeceiras. Alguns deixaram a vida naqueles confins de mundo em troca de umas quinze ou vinte curvas do rio já transformado em igarapé. Pouco importava que morressem, outros lhes iriam suceder. Era preciso engrandecer…

JANAINA FURTADO VEREADORA: PARLAMENTO

"SE VOCÊ NÃO FALA, ALGUÉM FALA POR VOCÊ E IMPÕE"
Parlamento - A palavra parlamento vem do francês parler que significa "falar" ou "discursar". Parlamentos são inspirados no modelo de democracia da Grécia Antiga, contudo, as assembleias gregas não possuíam um local específico de encontro, esses locais específicos só vieram com a Roma Antiga.

Durante a idade média, existiam conselhos que eram mais utilizados como órgãos de auxílio dos monarcas. Na Islândia, no ano 930 surgiu o primeiro parlamento com participação popular, o Alþingi. No Reino Unido, em 1295 foi criado o parlamento britânico. Nele, ao longo do tempo, se desenvolveu o sistema Westminster, que conseguiu evoluir os parlamentos para serem focados em tomadas de decisões.

O Sistema Westminster - é um sistema de governo democrático parlamentar elaborado com base no sistema vigente no Reino Unido, em uso no Palácio de Westminster, onde está situado o Parlamento do Reino Unido. O sistema incorpora uma sé…

JANAINA FURTADO VEREADORA: CANIL MUNICIPAL BEM CUIDADO PELA PREFEITURA

Escuto sempre de uma pessoa, que o bom político tem que agir como o bom jornalista, quando se trata de denunciar ou se manifestar sobre algo que acontece na sua cidade. Tem que checar a informação, se possível, pessoalmente.
Essa semana recebi uma denuncia através de uma ligação telefônica, que o Canil Municipal estava novamente abandonado e que os cães estavam sofrendo maus tratos. Então, resolvi romper a lama da estrada de aceso ao canil (5 atoleiros) e visitei o local para me certificar da informação.
Diferente do que vi outras vezes e para minha grata surpresa, encontrei o local limpo, bem cuidado, os 8 cães alimentados com ração e um cuidador que praticamente morando no local. "Estou há 9 dias aqui, tenho cães em casa, gosto deles e vou cuidar desses aqui como se fossem meus", disse o funcionário do canil.
Fica aqui o elogio ao governo municipal e uma recomendação para que a prefeitura possa contratar mais cuidadores e ainda, arrumar o acesso ao local que só assim permiti…

JANAINA FURTADO VEREADORA: ESTA CARTA DEVE CHEGAR AO DOMINGO LEGAL!

Celso Portiolli: Ajuda aí... Por favor veja isso: Reconstruir a casa de meu vizinho de bairro que teve, recentemente, sua casa toda queimada pelo fogo. Na correria de se poder salvar a própria vida... Uma fatalidade aconteceu. Letícia de 4 anos, trancou-se no quarto e não teve outro fim, se não ir para perto de Deus. Uma história triste. Todos que queriam ajudar faziam seu papel com lágrimas nos olhos. As pessoas não sabiam de que se tratava, mas a emoção tomava conta do sentimento do coração. Não conseguiram salvar muita coisa. foi perdido o maior bem daquele casal que era sua filha. Uma menina linda de apenas 4 anos.
A menina Letícia F. do Santos, de 4 anos, morreu queimada na manhã deste segunda-feira (13), após sua casa pegar fogo no bairro Senador Pompeu, em Tarauacá, no interior do Acre. Ela estava na residência com a mãe, marido e mais dois irmãos quando o incêndio começou. A mulher e os outros filhos escaparam ilesos. O pai na tentativa de salvar a filha, ficou com queimaduras …

JANAINA FURTADO VEREADORA: SEMANA COMEÇANDO

Depois de uma semana em casa, em tratamento médico, espero poder retomar minhas atividades parlamentares normalmente. 
Estar presente na vida da nossa população tentando ajudá-la a buscar melhorias na sua vida, é fundamental. 
Além disso, tenho que cuidar da família e das tarefas de dona de casa.
Desejo boa semana a vocês
JANAINA FURTADO

JANAINA FURTADO VEREADORA: ANIVERSÁRIO DO POVO DE TARAUACÁ

Estamos na semana do aniversário de Tarauacá. A semana em que nosso município completa seus 102 anos de fundação e emancipação política. Talvez não tenhamos tantos motivos para grandes comemorações como cada um de nós gostaria. Mas, vale o registro.
No momento passamos por uma crise econômica, política e administrativa. 
Econômica em decorrência da crise nacional e, particularmente, em nossa cidade devido às inúmeras enchentes que nos causaram imensuráveis prejuízos.
Política pela falta de unidade e representatividade em defesa dos reais direitos do nosso povo. Cada trata mesmo é de cuidar dos seus interesses pessoais, de partidos ou de seus grupos. O povo é sempre o último da fila.
Administrativa pela desconfiança e insegurança nas decisões da atual gestão. Apesar de se querer demonstrar unidade dos membros da administração, não é isso que se constata. Por outro lado, o tratamento com nós os parlamentares, ainda é à moda antiga. Se você concorda com todas as decisões da administração rec…

JANAINA FURTADO VEREADORA: PREFEITURA D CONSULTA PÚBLICA PARA PROVIMENTO DE VAGAS PARA ZONA RURAL

CONSULTA PÚBLICA
O Senhor Rodrigo Damasceno Catão, PREFEITO MUNICIPAL DE TARAUACÁ, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica do Município.
Considerando que alguns servidores do quadro permanente da rede de ensino público municipal deixaram de atender ou justificar sua ausência ao chamado público para comparecimento nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2015 na sede da Secretaria de Educação Municipal. 
Considerando que a Administração Pública respeitará os prazos para trâmite regular dos processos administrativos que serão instruídos, obedecendo, dentre outros, os princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
Considerando a disposição da Constituição Federal onde determina no seu Artigo 205 que "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno des…

JANAINA FURTADO VEREADORA: ME RECUPERANDO

Amigos e amigas.
Ainda estou tentando me recuperar de uma crise que elevou minha pressão arterial e abalou meu sistema nervoso na última semana. 
Neste momento minha pressão arterial está normalizada, mas, estou ainda muito nervosa e preocupada. 
Por isso peço desculpas se caso eu não possa comparecer aos meus compromissos como vereadora. 
Estou tentando consultar um médico especialista e isso deve acontecer em breve. 
Vou ficar bem.
Abraços à todos e todas.
JANAINA FURTADO 

JANAINA FURTADO VEREADORA: COMERCIANTES DE PEIXES TRABALHAM NO MEIO DA RUA EXPOSTOS A SOL E CHUVA.

Mesmo não estando bem de saúde não pude deixar de atender um grupo de vendedores de peixes e também pequenos comerciantes do mercado público do município que me procuraram para muitas reclamações or conta da reforma do mercado e as condições que eles estão para continuarem trabalhando e sustentando suas famílias honestamente. Os vendedores de peixes afirmaram que foram literalmente jogado na rua. "Estamos desabrigados, vendendo nosso peixe no meio da rua expostos à chuva e ao sol", disse um deles. 
A reforma do mercado público que já começou, está prevista para durar três meses. durante esse período os comerciantes receberam boxes de madeira construídos nas imediações do mercado para continuarem trabalhando. Só ontem esses espaços começaram a receber rede de energia. Muitos reclamam da falta de água. O banheiro publico está uma podridão só.
Durante a Feira do Peixe o prefeito Rodrigo Damasceno assinou o termo de permissão de uso de 50 expositores comerciais, doados pelo o Gove…

JANAINA FURTADO VEREADORA: PSD - PARTIDO SOCIAL DEMOCRATICO

Essa semana dirigentes do PSD em Tarauacá foram até a câmara municipal para acompanhara posse de mais uma vereadora do partido. Nesse caso a colega Maria José que assumiu a vaga deixada por Roberto Freire. Roberto se elegeu pelo PDS e atualmente estava no PROS.
PSD - Em ato público em São Paulo, em 22 de março de 2011, foram anunciadas pela primeira vez algumas diretrizes em torno das quais se uniriam forças políticas de todas o País para a formação do Partido Social Democrático.
Redigido pelo vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif, e lido por ele mesmo naquele dia, esse documento de quatro páginas continha as linhas gerais de atuação do futuro PSD, que foram reafirmadas, dias depois, no lançamento nacional do partido, em Salvador, na Bahia.
Seis meses depois, em 28 de setembro, após receber do Tribunal Superior Eleitoral a sua certidão de nascimento, o PSD divulgou um Manifesto à Nação.Lido em Brasília pelo presidente nacional, Gilberto Kassab, o manifesto consolida os princípios…

JANAINA FURTADO VEREADORA: NO PARLAMENTO

A Vereadora Janaína Furtado respondeu o Vereador Mirabor Leite do por que da Prefeitura se apressar para convocar 15 professores do cadastro de reserva, já que acompanha desde o início a questão do concurso público. 
Janaína é sabedora que foram impetrados vários mandados de segurança contra a Prefeitura de Tarauacá, portanto, o juiz deu um prazo de 72 horas para que a Prefeitura se manifestasse sobre o concurso público, por isso segundo ela, essa rapidez na convocação. Completou dizendo que o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), diz que o descumprimento acarreta para a administração, o pagamento de R$ 1.000,00 por cada funcionário irregular. 
Por isso a Vereadora que também é professora diz sentir tristeza em saber que seus colegas para assumir uma vaga têm que recorrer à justiça. 
Janaína Furtado espera que com isso os problemas comecem a diminuir, problemas como o do seu próprio filho que estudando no segundo ano do ensino fundamental já teve até o mês de abril cinco professores dif…

JANAINA FURTADO VEREADORA: ESTOU BEM

Quero aqui comunicar aos amigos e amigas e população em geral, que estou bem e ainda me recuperando de uma crise que elevou minha pressão arterial no dia de ontem, bem na hora da sessão parlamentar e tive que ser conduzida até o hospital. 
JANAINA FURTADO