Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2015

VEREADORA JANAINA FURTADO ENTENDE COMO COVARDIA O CORTE DE PONTO DOS SERVIDORES EM GREVE.

A vereadora Janaina Furtado, vem acompanhando toda movimentação da greve dos servidores da educação estadual. Assembleias, Atos Públicos e reuniões tem contado com a participação da parlamentar. "Aluta é justa e a causa é de todos. Sou professora e a nossa classe é composta em sua grande maioria de mulheres. Acho que o governo deve reabrir o diálogo com os trabalhadores e se chegar a um desfecho para o conflito. Cortar o ponto de professores e servidores de apoio é uma atitude de pura covardia por parte do governo", disse a vereadora. 

VEREADORA JANAINA FURTADO COLABORA DOM GRUPO CULTURAL "MATUTOS PELO AVESSO"

A vereadora Janaina Furtado foi procurada pelos jovens integrantes do Grupo de Dança Matutos Pelo Avesso que fizeram uma verdadeira peregrinação para angariar fundos para custeio de figurinos e outras despesas que terão por ocasião da participação na Décima Sétima Edição do Arraial Cultural que começa neste sábado (25) em Rio Branco. 

Queima de fogos, o tradicional Concurso Estadual de Quadrilhas, a escolha da Rainha Caipira e os shows com artistas e grupos regionais fazem parte da programação oficial do Arraial Cultural. O evento será aberto neste sábado na Expoacre, no espaço do estacionamento do Rotary, e se estende até 2 de agosto. A entrada é franca. O Arraial Cultural é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), com o apoio da prefeitura de Rio Branco e da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac).


"Poder ajudar nossos artistas é uma satisfação, afinal eles vão representar nossa cidade através da arte da dança", disse a vereadora. 

VEREADORA JANAINA FURTADO NA DEFESA DOS INTERESSE DA POPULAÇÃO

QUARTA FEIRA: Pela parte da manhã a vereadora Janaina Furtado participou Primeiro Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, provido pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o tema "Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos". O encontro aconteceu no auditório do Centro de Educação Permanente - CEDUP e reuniu além de pessoas com deficiências, membros da sociedade civil organizada, entidades representativas, poder legislativo e executivo. 
Além do Secretário do Secretário Municipal de Promoção Social, Antônio Araújo, o encontro contou ainda com a presença do prefeito em exercício Chagas Batista vereadores Manoel Monteiro, Janaína Furtado e Valdor do Ó e ainda, membros do CONEDE - Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

QUARTA FEIRA: Pela parte da tarde, a vereadora Janaina Furtado participou da “Reunião Ampliada ”, sob responsabilidade da Secretaria de As…

VEREADORA JANAINA FURTADO A PARTICIPA DE ENCONTRO COM SENADOR GLADSON E AFIRMA QUE ESTÁ SEM PARTIDO

A vereadora Janaina Furtado participou de um encontro promovido pelo gabinete do Senador Gladson Cameli, onde reuniu diversas lideranças partidárias, vereadores e população, para um debate sobre as eleições do ano de 2016. O encontro aconteceu nesta terça feira, 21 de julho, na câmara municipal.
Em sua fala a vereadora falou pela primeira vez que está sem partido, já que o PSD resolveu "dispensá-la" através de um documento assinado pela direção do partido. "No momento estou sem partido, tenho conversado com dirigentes de diversas forças políticas e em breve estarei anunciando meu futuro político" disse Janaina.
Sobre a reunião, Janaina agradeceu por ter sido convidada e reafirmou o que vem dizendo nesses encontros. "Precisamos de partidos organizados, fortes e atuantes para os embates do dia a dia, tando na eleição quando para orientar nossa condução política", disse a vereadora.
Da assessoria parlamentar

A LUTA NÃO ACABOU: Vereadora Janaina Furtado se reuniu com aprovados no concurso público municipal

Na noite desta segunda-feira (21) na Câmara de vereadores, a vereadora Janaina Furtado, voltou a se reunir com aprovados do concurso público para o quadro administrativo que estão no cadastro de reservas, do ultimo concurso da Prefeitura Municipal. Depois de uma reunião com o prefeito Rodrigo, o mesmo pediu um prazo de (20) vinte dias para que fosse realizada a mudança de do regime de previdência do município, só assim a prefeitura estaria apta a contratar mais servidores. 

Nesta segunda (20) a vereadora fez questão de chamar os aprovados para uma conversa. "Eu quero agradecer a várias vezes e chega uma hora que você começa a cansar, pois, nem sempre a gente ouve o que gostaria de ouvir. Eu também já passei por isso muitas vezes fui para casa chateada, não só pela minha pessoa, mas também pôr todos os professores e auxiliares administrativo, serventes, merendeiras", afirmou Janaina. 
No rosto de cada um ali presente, é possível ver o brilho no olhar e o sonho de conseguir entr…

VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA DA ESCOLA RILZA DANIEL

A Vereadora Janaina Furtado participou no último sábado, (18), da Inauguração da Quadra de Esportes da Escola Municipal Rilza Maria Daniel. O Evento foi promovido pela prefeitura e contou com as presenças do prefeito, vice prefeito, Deputado Estadual Jonas Lima, Deputado Federal Sibá Machado, Secretário Nacional de Alfabetização, Paulo Gabriel, vereadores, secretários municipais, reitora do IFAC, Senhora Rosana, equipe gestora da escola, lideranças comunitárias e vereadores.  A quadra recebeu o nome de Maria Letícia dos Santos Feitoza, garotinha que era estudante da escola e que morreu carbonizada num incêndio recente em sua residência. 

Em sua fala a vereadora agradeceu a oportunidade de ter sido convidada para presenciar aquele momento histórico e de conquista para a comunidade do Bairro Senador Pompeu. Disse que a sua conduta como pessoa e como parlamentar é sempre de reclamar de forma responsável das coisas que considera errado, porém, sabe reconhecer o trabalho que é realizado com…

VEREADORA JANAINA SE REÚNE COM VEREADORAS DE FEIJÓ E JORRDÃO

Na última semana, no município de Feijó aconteceu um encontro entre as vereadoras Janaina Furtado de Tarauacá, Zeina Melo de Jordão e Matilde Silva de Feijó. As três parlamentares estão se unindo para formar um bloco parlamentar da Regional Tarauacá, Jordão e Envira, para a troca de experiências, elaboração de proposições para toda a região e o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres dos três município. 
Na conversa, as parlamentares pactuaram a elaboração de uma agenda para realização de diversas audiências em Rio Branco, onde apresentarão às autoridades do estado uma extensa pauta de questões relacionada às lutas do povo dos três municípios. A primeira audiência deverá acontecer, em breve, com a vice governadora Nazaré Araújo. Na oportunidade as parlamentares deverão visitar também outros órgãos dos diversos setores do governo estadual, Poder Judiciário, Assembléia Legislativa, Ministério Público, Defensoria Público, Polícia Federal, UFAC e outros. 
A vereadora Janaina…

VEREADORA JANAINA NA CASA DE NAZARÉ

Na tarde da última quinta feira,16 de julho, a Vereadora Janaina Furtado esteve na Casa de Nazaré, juntamente da equipe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Acre e com a Rede de Mulheres de Tarauacá –REMUT, para participar da entrega de um fogão industrial doado pelo governo do estado, que vai ajudar no trabalho social da instituição tão bem administrada pela Irmã Nelda. A Casa de Nazaré desenvolve atividades de produção de sabão artesanal em barras, promove cursos a produção de  sabão líquido, sabonetes e detergentes, para as mulheres de baixa renda, distribui sopa para famílias carentes e outras atividades sociais.
"Lá fomos recebidas pela Irmã Nelda, uma pessoa extremamente receptiva, que coordena, cursos profissionalizantes, oferece alimentação e lazer para os idosos, gestantes e crianças. Em alguns meses da Secretária Concita Maia, esteve em Tarauacá e conheceu o trabalho da cooperativa que trabalhava de forma artesanal. Sensibilizada a secretária se compro…

VEREADORA JANAINA NA DEFESA DA SAÚDE DAS MULHERES DE TARAUACÁ

A Vereadora Janaina Furtado convocou um grupo de mulheres representantes de governos e de entidades de defesa dos direitos da mulher, para apresentar problemas específicos relacionados a saúde da mulher que tem observado aqui em Tarauacá. Segundo Janaina, faltam exames básicos como teste de HPV e quando é realizado há muita  demora na entrega de exames, falta um aparelho de mamografia que considera um dos problemas enfrentados na área da saúde das mulheres do município. O objetivo da reunião é tentar buscar uma saída a esses problemas. "Hoje em Tarauacá, não temos um mamógrafo, para realizar o exame de mama nas mulheres, isso é uma violência às nossas mulheres. Nossa mulheres sofrem também, com a falta de hospitais especializados no tratamento do câncer de mama no Acre. E com essas dificuldades pode provocar a detecção tardia da doença, e assim sucessivamente em outros casos como a demora na entrega dos (PCCUS) e a falta de exames de ( HPV)", alertou Janaina’’.
Participaram d…

VEREADORA JANAINA NO DEBATE SOBRE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA TARAUACÁ.

Na manhã da última quinta-feira (16), a vereadora Janaina Furtado participou da 10° Conferencia Municipal de Assistência Social, realizada no Centro de Educação Permanente (CEDUP) através da Secretaria de Promoção Social e Conselho Municipal de Assistência Social, que teve como tema central ‘’ Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026.
A vereadora Janaina Furtado considerou importante a realização da Conferência. "A participação social é fundamental na elaboração das políticas públicas, pois são vozes autorizadas que representam suas demandas e anseios. As palestras e debates vão subsidiar nosso trabalho parlamentar, pois nos municia com informações sobre o que já foi realizado e o que precisa ser feito no âmbito da Assistência Social, ‘’. Afirmou. 

Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar 
Vereadora Janaina Furtado

VEREADORA JANAINA PARTICIPA DE MANIFESTAÇÃO E REAFIRMA SEU APOIO AOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

A vereadora Janaina Furtado afirmou que é justíssima a luta dos funcionários da secretaria estadual de educação por melhorias em seus salários e das condições de trabalho. "Acho que todos os cidadãos e cidadãs deveriam apoiar esses valorosos servidores. Eu apoio e por essa razão me junto a essa luta e as ações desenvolvidas pela categoria como forma de pressão ao governo do estado", disse ela. 
A vereadora participou da manifestação realizada recentemente na BR 364 em defesa da recuperação da rodovia e também chamar a atenção da sociedade para a luta dos servidores que estão em greve. "Tive o privilégio de presenciar a forma mais democrática de se reivindicar direitos. Lá estavam professores, servidores de apoio, sindicalistas arrojados, taxistas, alunos e muito de seus familiares, autoridades municipais e claro os nossos valorosos policiais militares. Como vereadora sempre acompanhei as lutas da educação e não medirei esforços para que ninguém oprima quem realmente faz …

VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DE OFICINA REGIONAL EM DEFESA DAS MULHERES

Vereadora Janaina Furtado participou da Oficina Regional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher realizada na terça e na quarta feira, no salão paroquial da Igreja São José, promovida pela SEPmulheres – Secretaria de Políticas Para as Mulheres em parceria também com os poderes públicos e entidades de mulheres do município, com objetivo de fortalecer a integração entre os diversos entes que compõem a rede de enfrentamento da violência contra a mulher, como também elaborar um fluxograma de atendimento ás mulheres em situação de violência e um Plano com ações preventivas envolvendo todos os órgãos.

Na oficina, foram ministradas palestras e tivemos debates sobre sobre diversas temáticas relacionadas às politicas de enfrentamento da violência contra as mulheres. "Em Tarauacá Já temos o Centro de atendimento da Mulher e vamos reforçar essa política de enfrentamento da violência e também precisamos criar políticas mais amplas para a geração de emprego e renda, qualificação profissio…

VEREADORA JANAINA PEDE EXPLICAÇÕES AO PREFEITO SOBRE DEMISSÃO DE TODOS OS SERVIDORES DO LAR NOVO HAMBURGO

Na manhã da última segunda segunda-feira (13), a vereadora Janaina Furtado recebeu informações de que funcionários do Lar Novo Hamburgo haviam sido demitidos, fato que dificultaria o bom andamento dos serviços, já que são essas pessoas exercem as funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Plantonista e Cozinheira, totalizando assim, 09 profissionais que cuidam desde alimentação, horários da medicação, higiene pessoal dos idosos e limpeza do local. Somente com o trabalho desses profissionais é possível oferecer uma melhor qualidade de vida aos 14 idosos que lá residem, todos com mais de 60 anos e com necessidades de assistência, cuidado e proteção.
De imediato, a parlamentar se deslocou ao Lar Novo Hamburgo para se certificar da situação. Em conversa com Coordenadora da instituição, foi confirmado que todos esses profissionais haviam sido demitidos e que os serviços de atendimento daquele dia estavam sendo realizados por três ex-funcionárias que se sensibilizaram com situação e …

VEREADORA JANAINA NA CONVENÇÃO DO PMDB

No último domingo, 12 de julho, a vereadora Janaina Furtado foi convidada pela direção do PMDB para participar da convenção do partido, realizada no auditório da câmara municipal.

Na oportunidade a parlamentar cumprimentou todos os presentes, agradeceu por ter sido convidada e falou sobre a importância da organização partidária, pois, segundo ela, é o partido que deve orientar a ação política de seus membros. "Não adianta ter um partido político que se reúne somente em época de eleição para discutir candidaturas. Partidos devem ter vida orgânica e desejo isso ao PMDB", comentou. Janaina ainda desejou boa sorte aos membros do partido em seus projetos políticos que serão apresentados na disputa eleitoral de 2016. 


OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHERES INICIA HOJE

A SepMulheres - Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres em parceria com poderes públicos e entidades de mulheres do município promovem a partir desta terça, 14/07, até a próxima quinta feira 16/07, uma Oficina de Capacitação para gestores, policiais civis e militares, assistentes sociais, psicólogos, agentes de saúde, operadores de direito, dentre outros profissionais que compõem os serviços e instituições da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Tarauacá e Feijó.
O evento será realizado no Salão Paroquial da Igreja São José e tem o objetivo de fortalecer a integração entre os diversos entes que compõem a rede, como também, elaborar o fluxograma de atendimento às mulheres em situação de violência e um plano com ações preventivas envolvendo todos os órgãos. (programação anexa).
Esta ação está prevista nas metas 2015 do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e tem o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, através …

JANAINA FURTADO SE REÚNE COM MORADORES DO IPEPACONHA NA LUTA POR RUA, ENERGIA E ÁGUA POTÁVEL

Enquanto parte da nossa população luta para que suas ruas sejam pavimentadas, outra parte luta para que pelo menos a prefeitura passe uma máquina para abrir a rua. É o caso de dezenas de famílias que ocuparam legalmente lotes em uma área de terra no final do Bairro Ipepaconha.No último final de semana A VEREADORA JANAINA FURTADO foi convidada por um grupo de moradores para uma reunião onde os representantes dessa comunidade reivindicavam essa ação. Além da urbanização da área eles precisam da rua e dos serviços básicos de extensão da rede de água e de energia elétrica.
Para a satisfação de todos, o secretário de obras Manoel Célio, já mandou abrir as ruas com uma máquina da prefeitura. "Me comprometi em acionar as os órgãos responsáveis pelas distribuição de energia elétrica e água potável, para que as redes sejam estendidas até a comunidade",disse a vereadora.,