VEREADORA JANAINA DIZ QUE AS PESSOAS ESTÃO MUDANDO DE BANCO POR NÃO AGUENTAM MAIS HUMILHAÇÃO NO ATENDIMENTO DO BRADESCO EM TARAUACÁ

Vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade)
Na sessão ordinária desta terça feira, 12 de abril, a Vereadora Janaina Furtado (rede Sustentabilidade) destacou mais uma vez a situação do Banco Bradesco que não presta um atendimento decente ao povo de Tarauacá. A parlamentar usou a tribuna da casa para anunciar que os clientes já começaram a usar a Portabilidade de Crédito, que é a transferência de suas operações de crédito para outra instituição bancária.  Se o banco não melhora o atendimento, a solução é o cliente trocar de agência e procurar uma instituição que lhe ofereça um serviço mais qualificado e mais humanizado”, comentou Janaina. 
Clientes passam por transtornos na agência do Bradesco em Tarauacá
Cansados de passarem por diversos transtornos na hora de receberam atendimento de agencias bancárias de Tarauacá, especificamente o Banco Bradesco, os clientes começam o processo de migração para outras agencias através da portabilidade de crédito. Isso tudo graças ao trabalho e a luta da vereadora Janaina Furtado (rede), que por diversas vezes denunciou o descaso no atendimento. A vereadora visitou os locais onde o banco possui pontos de atendimento e constatou pessoalmente a humilhação por quais passam os cidadãos e cidadãs. A vereadora afirma que recebeu inúmeras denuncias de usuários que se queixam da demora exagerada no atendimento, além de má qualidade no serviço prestado pela rede bancária. Além do reduzido número de atendentes também falta local adequado para o atendimento do banco. 

Cliente no Chão nos pontos do Bradesco Expresso
Durante esse tempo todo eu fiquei indignada. A cada dia só piorava o desrespeito do banco com seus clientes. Idosos, mulheres grávidas, outras com crianças de colo, deficientes, trabalhadoras e trabalhadores rurais que enfrentam uma verdadeira jornada em busca de receber seus benefícios financeiros como financiamentos, salário-maternidade, auxilio doença e outros serviços que muitos procuram e são humilhados pela situação que enfrentam para receber o que lhes é de direito” diz.

Mulheres com nos crianças passando horas nas filas
Entre os principais problemas denunciados pela parlamentar está a falta de um local adequado para o atendimento, sendo que muitos clientes do banco são obrigados a aguardar expostos ao sol ou chuva. Janaina também afirmou que os terminais eletrônicos são insuficientes. Na agencia e nos chamados Pontos do Bradesco Expresso (instalados em lojas) não há dinheiro suficiente nos caixas para atender aos clientes. Em muitos dos casos os clientes só recebem os benefícios se alguém efetuar algum pagamento. É quando esse dinheiro é repassado às pessoas que estão na fila e isso não é suficiente”, frisa. Janaína Furtado também salientou que os direitos de idosos, grávidas e deficientes são desrespeitados. “Em alguns locais, o espaço para atendimento não disponibiliza assentos para as pessoas. Mulheres enfrentam essa jornada com crianças de colo, sentadas em calçadas ou até mesmo no chão. Um absurdo. Isso eu e outras autoridades politicas e da Justiça já presenciamos”, diz.

Com os Gerentes Jairo Martins (BB) e Ednaldo Nogueira (Caixa)
Na busca de solucionar esses problemas a vereadora Janaína Furtado foi à luta. Primeiro se reuniu com os gerentes das outras agências bancárias instaladas no município para tratar sobre a Portabilidade Crédito, um direito de todos os clientes de banco.


A portabilidade de crédito é a transferência de operação de crédito da instituição credora original (que detém o empréstimo) para a instituição proponente (para onde será portado o empréstimo), por solicitação do devedor. O valor e o prazo da operação na instituição proponente não devem ser superiores aos do contrato original, podendo, com anuência do devedor, ser alterada apenas a taxa de juros e o valor das parcelas.   Para isso, a vereadora começou uma campanha para que a população tarauacaense, especialmente os beneficiários dos programas federais ( pensionistas do INSS) que recebiam atendimento pelo Bradesco, que fizessem o processo da portabilidade de crédito para outras agências, até que o Bradesco se adeque às condições e necessidade dos tarauacaense. Vale ressaltar que muitas das pessoas que procuram atendimento bancário são oriundos da zona rural e por conta da demora no atendimento acabam por prolongar sua difícil e cara estadia na cidade. Muitas pessoas se deslocam da zona rural para a cidade à procura de atendimento no banco e, com a demora, eles precisam ficar vários dias no barco ou na casa de parentes, tendo que comprar alimentação e combustível. quando recebem muitas vezes não dá nem para pagar essas despesas. Não dá mais para tolerar esse desrespeito. Esse problema também acontece no município vizinho, Feijó, fazendo com que moradores de lá sejam encaminhados para receberem seus benefícios aqui em Tarauacá”, frisou.

Idosos do Lar Novo Hamburgo já fizeram a portabilidade de crédito
Para se certificar que a portabilidade de crédito funcionava mesmo, a vereadora, juntamente com a direção do Lar Novo Hamburgo, encaminharam a documentação de 3 idosos que recebiam pelo Bradesco, para a Caixa Econômica Federal. “Há dois meses eles estão recebendo seus salários e um atendimento mais humanizado na nova agência”, explicou a vereadora. 

Para fazer a mudança é muito simples. Basta procurar o banco que deseja mudar a levar CPF, RG e comprovante de endereço para solicitar o serviço. Muitas pessoas adquiriram empréstimo e estão com dúvidas se podem mudar de banco. “As pessoas que adquiriram empréstimos no banco Bradesco, podem mudar de agência com tranquilamente e continuar pagando seus empréstimos sem nenhum prejuízo ou correção de taxas de juros”, disse Janaina.

Da Assessoria Parlamentar

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