Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março, 2017

JANAINA FURTADO CONVERSA COM A SECRETÁRIA DE POLÍTICA PÚBLICAS PARA AS MULHERES DO GOVERNO DO ACRE

Ainda sobre sua ida até Rio Branco participar do Encontro Estadual dos Vereadores, Janaina Furtado (Rede), se encontrou com a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Concita Mais. Na conversa, a vereadora pautou entre outras bandeiras, a retomada do Núcleo de Atendimento à Mulher na Delegacia de Polícia de Tarauacá e, ainda, a luta pelo direito das mulheres que desejarem fazer o procedimento da laqueadura .
"Concita disse-me que em breve vai estar em Tarauacá. Assim vamos encaminhar as políticas publicas para as mulheres. Disse a ela que estaremos guardando ansiosas por sua visita", disse Janaina.

EM REUNIÃO COM SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE, VEREADORA JANAINA FALA DO DIREITO DA MULHER NO PROCEDIMENTO DA LAQUEADURA.

A Vereadora Janaina Furtado da Rede Sustentabilidade pretende, muito em breve, mobilizar as principais autoridades municipais e estaduais na área de saúde, bem como as entidades de defesa dos direitos da mulheres em Tarauacá, para discutir um dos principais direitos da mulheres que é o planejamento familiar e o procedimento da LAQUEADURA. "Em breve iremos realizar um encontro para discutir esse assunto,de extrema importância que envolve direitos das mulheres que não estão sendo respeitados", comentou Janaina. A vereadora disse ainda que vai convidar também para participar desse debate, as vereadoras de Feijó e Jordão. 



A mulher tem o direito, em toda a rede do SUS e conveniados, a realizar cirurgia para esterilização quando desejar, contanto que seja maior de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, e se em convivência conjugal, com o consentimento do marido. A esterilização também será possível quando houver risco de vida ou à saúde da mulher.
"…

VEREADORES APROVAM MOÇÃO RECONHECIMENTO E APLAUSOS AO LAB CLIN

Na ultima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Tarauacá, realizada na terça feira, 14/03, a Vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade) apresentou uma proposição (Moção de Aplauso e Reconhecimento), aprovada por todos os parlamentares presentes, destinada ao  LABCLIN ANÁLISES CLÍNICAS, de propriedade do jovem Deiver Saraiva, pelos excelentes trabalhos desenvolvidos em benefício da população de Tarauacá. O laboratório foi justamente reconhecido, pelo desempenho excelente nos controles de qualidade, através de um certificado emitido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). 

Leia  a proposição na integra
A vereadora que esta subscreve requer que, após a tramitação regimental, a Câmara Municipal manifeste RECONHECIMENTO e APALUSOS ao LABCLIN ANÁLISES CLÍNICAS, de propriedade do jovem Deiver Saraiva, pelos excelentes trabalhos desenvolvidos em benefício da população de Tarauacá e, justamente reconhecido, pelo desempenho excelente nos controles de qualidade, através…

VEREADORA JANAINA FURTADO APRESENTA PROJETO DE LEI QUE OFICIALIZA E PADRONIZA AS CORES DO MUNICÍPIO

Os vereadores de Tarauacá aprovaram na sessão ordinária realizada nesta terça feira, 21 de março, um Projeto de Lei de autoria da Vereadora Janaina Furtado da Rede Sustentabilidade que oficializa e padroniza as cores do município. Pela proposta, ficam INSTITUÍDAS E DEFINIDAS AS CORES OFICIAIS DO MUNICÍPIO, A SEREM UTILIZADAS EM PLACAS, PEÇAS PUBLICITÁRIAS, UNIFORMES, IDENTIFICAÇÃO DE BENS IMÓVEIS E MÓVEIS DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
De acordo com a parlamentar, o Projeto de Lei apresentado tem como justificativa principal, a padronização oficial das cores de Tarauacá, um município centenário e que ainda não tem oficialmente reconhecidas as suas cores. Pelo projeto, ficam estabelecidas as cores verde, vermelha e branca,, que são as predominantes na bandeira e brasão do município, como coloração oficial que deverá predominar nas placas, peças publicitárias, uniformes, identificação de bens imóveis e móveis pertencentes à municipalidade. 

"A lei proposta, põe fi…

EM REUNIÃO PROPOSTA PELA VEREADORA JANAINA FURTADO, PREFEITA ANUNCIA QUE MERCADO DO PEIXE SERÁ ENTREGUE AOS PESCADORES.

Em reunião proposta pela Vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade)  e realizada na noite desta segunda feira, (20) no plenário da câmara municipal, com a presença de dezenas de pescadores e autoridades. Além da vereadora e da prefeita participaram também da reunião, o vice Prefeito Chico Batista, Secretário de Agricultura Gleycionei Fernandes, a Presidente da Colônia dos Pescadores Bruna Alcântara e dezenas de pescadores do município.

"Estamos na luta para que se faça justiça e que a prefeitura repasse para a Colônia de Pescadores, que é a legítima representante da classe, o direito de administrar o mercado do peixe. Por isso , estamos aqui pedindo para a nossa prefeita resolver logo essa questão", disse a vereadora.  

Em sua fala A Prefeita Marilete Vitorino anunciou que vai  entregar a administração do Mercado do Peixe para a Colônia de Pescadores do município o mais breve possível. Para isso, a  Procuradoria Jurídica do Município está cuidando dos procedimentos e já…

AGRADECIMENTOS À VEREADORA JANAINA FURTADO

"Então é hora de agradecer...
Há alguns dias, utilizei esta rede social para reivindicar a instalação de uma sala de aula para os alunos do 1º e 2º períodos do ensino infantil no bairro do corcovado, tendo em vista que este bairro não possui uma escola para suprir tais necessidades e, que o deslocamento destas crianças à sede do município, muito embora feita através do transporte escolar oferecido pelo próprio município causaria alguns transtornos tanto aos alunos quanto aos pais.
Pois bem, dia 13, a vereadora Janaina Furtado pediu que fizéssemos uma comissão para que a mesma pudesse ouvir nossas reivindicações, e assim o fizemos. 

Com a comissão formada procuramos a vereadora no dia seguinte que nos recebeu e ouviu nossa demanda. De imediato a mesma entrou em contato com o secretario municipal de educação e com o Secretário de Planejamento deste município; neste contato a vereadora solicitava que os mesmo recebesse esta comissão para que os mesmos buscassem juntos uma saída para a …

JANAINA FURTADO PARTICIPA DE MANIFESTAÇÃO EM TARAUACÁ, CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A Vereadora Janaína Furtado (Rede sustentabilidade) não só assinou a Carta Compromisso de lutar contra a não aprovação da PEC 287 proposta pelo governo Federal para Reforma a Previdência Social, como também se juntou ao povo e foi para as ruas da cidade protestar contra a medida.  

Nesta quarta feira, Janaina foi para as ruas da cidade, onde cerca de três mil manifestantes entre estudantes, servidores públicos, trabalhadores do campo e da cidade, além de indígenas, realizaram uma das maiores manifestações da história do município.

"A população de Tarauacá deu o recado. ela disse não à PEC da morte. Agora, cada cidadão mobilizar todos os deputados federais e os senadores, em especial os do Acre, para votarem contra a proposta", disse Janaina.

Assessoria Parlamanetar

VEREADORA JANAINA FURTADO VAI EM BUSCA DE SOLUÇÃO PARA ENSINO INFANTIL NAS COMUNIDADES DO CORCOVADO E CONQUISTA

A Vereadora Janaina Furtado esteve reunida nesta terça feira (14), com membros da comunidade dos Bairros Corcovado e Conquista, especialmente os pais de crianças que precisam estudar no ensino infantil (1º e 2º período) e no bairro não há escola para recebê-las. Participaram também representantes da Prefeitura e Associação de Moradores. Na pauta o problema da falta de uma escola infantil que possa atender as comunidades.
A vereadora, depois de saber do problema procurou o Secretário de Educação Professor Rosenir Arcênio, os diretores das duas escolar, a Associação do Bairro para que pudessem encontrar uma solução. "O que não pode é deixar essas crianças fora da escola por falta de um espaço adequado. com diálogo e esforço de todos vamos resolver esse problema", disse a parlamentar. 
A solução seria uma extensão da Escola Municipal de Ensino Infantil Auxilie Calixto que funcionaria numa sala cedida pela direção da Escola Estadual Edmundo Pinto. Para isso a prefeitura teria que …

VEREADORA JANAINA APRESENTA LEI QUE EM BENEFÍCIO DE SERVIDORES MUNICIPAIS

A Vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade) apresentou na sessão desta terça feira, 14 de março, na câmara municipal, uma proposta de alteração no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais que beneficia servidores públicosda administração direta, autarquias e fundação e de qualquer dos poderes do Município de Tarauacá, sendo mãe, pai, tutora, tutor, curadora ou curador de portadores de deficiência física e de excepcionais que necessitam de cuidados especiais. 
"É uma medida justa. Temos casos de servidoras que são mães de crianças deficientes ou com necessidades especiais que precisam da presença constante da mesma. Pela proposta esses servidores ficam autorizados a se afastarem da repartição que prestam serviço, durante meio turno diário", argumentou Janaina.
A proposta foi apreciada com aprovação de todos os vereadores e agora deverá votada em plenário depois de passar por todos os estágios burocráticos e jurídicos e depois seguirá para a sansão da prefeita.  
A lei…