VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DE FESTIVAL UNI KUIN


A Vereadora Janaina Furtado da rede sustentabilidade prestigiou no último sábado (13), o ato solene de abertura  do Festival Huni Kuin, edição 2019, que ocorre às margens do Igarapé do Caucho, Rio Murú  em Tarauacá. 


Durante os próximos dias o evento deve reunir ainda mais pessoas de toda a parte do mundo numa grande estrutura montada para receber os turistas e um vasta programação com atividades de festejos da cultura Kaxinawá através de vivências, apresentações indígenas, trabalhos de pajelança e consagração das sagradas medicinas da floresta.


O festival iniciou no período da tarde, a partir da 15 horas, com a presença do Cacique Nasso Kaxinawá que deu deu boas-vindas aos visitantes com um ritual marcado com cantos e energia positiva. 


De mão dadas com os demais índios, os visitantes dançaram e cantaram numa grande arena onde ocorrem os rituais composta por um grande Cupixaua, uma espécie de oca comunitária feita em madeira, foi erguido recentemente dando mais conforto para quem for participar das danças e rituais.


Muitas barracas foram montadas oferecendo alimentos variados. A caiçuma, bebida fermentada a base de milho também estava disponível para os turistas. Uma escola indígena com várias salas foi local usada para acomodar os visitantes. Lá havia redes, tendas e camas disponíveis. Indígenas ficavam responsáveis pela segurança enquanto os turistas conheciam a região, ora se consultando com pajés ou tomando a famosa vacina do sapo Kampô, onde as substâncias presentes na pele do animal penetram na circulação sanguínea das pessoas “fazendo uma limpeza espiritual e biológica”, dizem os mais antigos.


Em sua fala a parlamentar fez questão de agradecer ao cacique Nasso que é seu colega de parlamento por tê-la convidado para a festa. "Estou feliz em estar aqui e poder compartilhar com todos vocês um pouco dessa cultura maravilhosa. Desejo uma grande festa e que todos possam celebrar a paz", disse Janaina, que aproveitou pra passar rapé e dançar o mariri.


Além de Janaina, participaram também da abertura dos trabalhos os vereadores Carlos Tadeu, Lauro Benigno e o anfitrião da festa, vereador e Cacique Nasso Kaxinawá.














(Assessoria)

Comentários

MAIS LIDAS