Vereadora Janaina Furtado |
Aconteceu hoje na Câmara de Vereadores, uma sessão extraordinária solicitada pela prefeitura, para votação de um Projeto de Lei polêmico, encaminhado pelo executivo que ‘Dispõe sobre a Estrutura Organizacional do Município de Tarauacá e dá outras providências”. Mais cedo, os vereadores Mirabor Leite (PMDB) e Jesus Sérgio (PDT), fizeram um ato público em frente a câmara, contrários ao projeto. Dos 11 vereadores, apenas o Vereador Roberto Freire não compareceu à sessão.
A Polêmica começou logo no início da sessão, quando os vereadores Jesus Sérgio, Mirabor Leite e Janaina Furtado, se negaram a assinar os pareceres das Comissões da Câmara, responsáveis pelo estudo e a análise dos projetos, como estabelece o Regimento Interno da Câmara Municipal.
Mesmo com a negativa dos três vereadores, os outros sete vereadores presentes assinaram os pareceres e o Presidente Manoel Monteiro colocou o projeto em votação.
A base do prefeito, que é maioria na câmara, votou a favor do projeto e os demais se posicionaram contrários, o que somou um placar de 7x3.
A vereadora Janaína Furtado - PSD, justificou o seu voto contrário, alegando que é a terceira vez que esse projeto é apresentado na Câmara. Na primeira vez, o projeto do executivo foi apresentado, foi votado e aprovado e o prefeito, estranhamente, vetou a sua própria proposição. Da segunda e da terceira vez, ela se posicionou contra devido a forma que a prefeitura e sua base de apoio trata a câmara sem debater detalhadamente o projeto. “Voto contra o projeto porque não tivemos tempo de debater, estudar mais a proposta e sugerir algumas modificações”, disse a vereadora.
(Blog do Accioly)