JANAINA FURTADO VEREADORA: ESCLARECIMENTOS SOBRE MINHA PARTICIPAÇÃO NA COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO

Janaina Furtado
Gostaria de esclarecer à sociedade Tarauacaense algumas informações sobre minha participação, como representante da Câmara de Vereadores, na Comissão do Concurso Público da Prefeitura.

Quando fui nomeada para compor a Comissão do Concurso, me senti lisonjeada por poder assumir a responsabilidade de representar meus colegas vereadores e o Poder Legislativo, num concurso público efetivo depois de 10 anos. Participei de todas as reuniões, ajudando nos debates sobre a organização do certame, com sugestões e ações, proposições e outras tarefas. A comissão foi composta por mim Janaina Furtado, o presidente do Sinteac,  Professor Eurico Paz e três secretário municipais, Gilcélio Acioli, Edmundo Maciel e Dilvo Bareta.

Quando surgiram as críticas contra o concurso nas ruas, nas redes sociais e no parlamento, as pessoas afirmando que não haveria concurso e que a prefeitura estaria somente enganando a população, não tive dúvidas e me posicionei firmemente contrária aos críticos, pois, tinha certeza que a realização do mesmo era irreversível.

No parlamento, pasmem os senhores e as senhoras, até alguns vereadores da "Base do Prefeito", desconfiados, faziam discurso contrários ao concurso. Sem falar os chamados de oposição que bateram o pé, aumentavam o tom da voz e realizaram até ato público afirmando que tudo não passava mais uma mentira do prefeito. Como representante da câmara na comissão, muitas vezes me senti desrespeitadas pelos próprios colegas por conta da minha defesa do concurso.

Havia combinado com o presidente do Sinteac e outros membros do movimento social, que se houvesse uma decisão do prefeito em cancelar o concurso iríamos mobilizar a população e tomaríamos, de fato, as ruas de Tarauacá em um grande protesto, sem falar nas ações que iríamos encaminhar na justiça. Eu não tinha dúvidas que o concurso iria ser realizado.

Minha defesa não era do prefeito como alguns chegaram a afirmar. Eu pensei na população. Eu sabia que essa era a chance de realizar esse tão esperado concurso. 

Pela falta reuniões da comissão e muitas cobranças por parte da população, resolvi telefonar para o prefeito  e saber sobre o concurso. Para minha surpresa ele já estava em Rio Branco para assinatura do contrato com a UFAC-FUNDAP, e meio sem graça, ainda,  me convidou para uma reunião no mesmo dia as 3 horas da tarde em Rio Branco, sabendo que não era possível minha presença

Quando as coisas se definiram e a prefeitura contratou a instituição para realizar o processo seletivo, o Prefeito Rodrigo Damasceno num gesto mesquinho, ignorou a comissão, tomou à frente de tudo, decidiu com seus assessores os termos do edital, o número de vagas, os cargos, os níveis de escolaridade e os salários.

Minha participação na Comissão do Concurso encerrou no dia da contratação da instituição para realização do processo seletivo. Junto com o Sinteac, ainda tentei reunir a comissão, mas não houve interesse por parte da prefeitura. Entendo eu que se houvesse um pouquinho de consideração e humildade por parte do administrador, ele teria feito o anúncio da publicação do Edital na presença da Comissão. Gratidão é qualidade de poucos. Mesmo assim me sinto feliz e com o dever cumprido até aonde pude participar. Agradeço a gentileza, a presteza e profissionalismo do Secretário Dilvo Bareta, pela forma de tratar as coisas de interesse público. Um cara que merece muitos elogios pela sua postura. Não posso dizer o mesmo do prefeito.

Isso tudo se deve à politicagem barata e doentia que tomou conta de grande parte dos membros da administração municipal. Grupos dentro da prefeitura querendo capitalizar as boas ações e atribuir aos "aliados" as ações que não dão certo.

Por essas razões que meu mandato vai estar sempre a serviço da população e eu vou continuar afirmando: "Quem tem que ter maioria na câmara é o povo e não o prefeito" 

JANAINA FURTADO

Comentários

MAIS LIDAS