JANAINA FURTADO VEREADORA: MULHERES TARAUACAENSES COMPÕEM CONSELHO MUNICIPAL EM DEFESA DE SEUS DIREITOS

Composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (foto/Jardy Lopes)
Depois da proposição do Poder Executivo e aprovação do Legislativo, significando uma vitória para as mulheres de Tarauacá, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foi regulamentado e teve sua composição formada em ato promovido na manhã desta terça feira, 17 de junho, no Teatro José Potiguara. Composto por representações dos poderes públicos e da sociedade civil organizada, o Conselho tem o papel de debater os direitos da mulher, elaborar políticas públicas em defesa das mesmas e garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar a população feminina o pleno exercício de sua cidadania.

Professora Mariado Carmo - União Tarauacaense de Mulheres (foto/Jardy Lopes)
A Câmara de vereadores havia aprovado, por unanimidade, na sessão do dia 27 de maio e o prefeito sancionado o Projeto de Lei 018/2014 (do executivo) que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Na prefeitura de Tarauacá já havia sido criada uma Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, que atualmente tem como coordenadora a professora Yonara Machado. 

Professora Socorro Nery - Rede de Mulheres Tarauacaenses (foto/Jardy Lopes)
O ato desta terça feira contou com a presença do prefeito e do vice, secretários municipais, representantes do movimento de mulheres do município, representantes da sociedade civil e convidados. Márcia Costa e Neuda Muniz da SEP mulheres estiveram presentes e coordenaram o processo de escolha das conselheiras. Maria do Carmo pela UTM e Socorro Nery Pela REMUT, representaram os movimento de mulheres do município.

Vereadora Janaina Furtado (foto/Jardy Lopes)
A vereadora Janaina Furtado compôs assento no conselho como Convidada de Honra, por ser a única mulher vereadora em Tarauacá. Em sua fala Janaina falou de sua gratidão pelo convite e disse que a formação do conselho será mais um instrumento para fortalecer cada vez mais a luta em defesa de todas as mulheres da tarauacaenses. 

Marcia, Yonara e Neuda (foto/Jardy Lopes)
Em sua fala Yonara Machado, que também foi eswcolhida presidente do Conselho, destacou a luta das entidades de mulheres, agradeceu ao prefeito e disse que Câmara, Prefeitura, Parceiros e Mulheres será uma união de sucesso. "Hoje o Brasil não ganhou,mas nós mulheres conquistamos uma grande batalha. Nesse dia tão especial quero dizer da emoção, da satisfação e do alívio que tive quando enfim fizemos a composição do Conselho Municipal dos Direitos da mulher tarauacaense. Foi uma manhã que ficará marcada em nossa memória e em nossos corações. Em pleno século XXI, não podemos deixar passar nenhuma oportunidade de mostrar nossa força e fazer de cada vitória o início de uma nova jornada em busca da igualdade de gêneros e de direitos. Somos milhões de mulheres vivendo, lutando, querendo, desejando, sonhando com uma sociedade mais justa e sem violência. Temos um mesmo objetivo e para alcançá-los precisamos estar sempre unidas em prol do bem comum, em busca de uma felicidade rotineira", disse ela.

Do Blog do Accioly
Fotos: Jardy Lopes

Comentários

MAIS LIDAS