JANAINA FURTADO VEREADORA: PARLAMENTO


"SE VOCÊ NÃO FALA, ALGUÉM FALA POR VOCÊ E IMPÕE"

Parlamento - A palavra parlamento vem do francês parler que significa "falar" ou "discursar". Parlamentos são inspirados no modelo de democracia da Grécia Antiga, contudo, as assembleias gregas não possuíam um local específico de encontro, esses locais específicos só vieram com a Roma Antiga.


Durante a idade média, existiam conselhos que eram mais utilizados como órgãos de auxílio dos monarcas. Na Islândia, no ano 930 surgiu o primeiro parlamento com participação popular, o Alþingi. No Reino Unido, em 1295 foi criado o parlamento britânico. Nele, ao longo do tempo, se desenvolveu o sistema Westminster, que conseguiu evoluir os parlamentos para serem focados em tomadas de decisões.


O Sistema Westminster - é um sistema de governo democrático parlamentar elaborado com base no sistema vigente no Reino Unido, em uso no Palácio de Westminster, onde está situado o Parlamento do Reino Unido. O sistema incorpora uma série de procedimentos para estabelecer uma legislatura. Este sistema é utilizado, ou já foi em determinada época, nas legislaturas nacionais ou regionais de maioria dos membros e ex-membros da Commonwealth, começando pelas províncias do Canadá em meados do século XIX. Também foi utilizado na Austrália, Índia, República da Irlanda, Jamaica, Malásia, Nova Zelândia, Singapura e Malta. Existem outros sistemas parlamentaristas, tais como o da Alemanha e da Itália, cujos procedimentos diferem consideravelmente do sistema Westminster.


História em Portugal - Pode considerar-se as Cortes em Portugal como tendo sido as antecessoras de um verdadeiro parlamento. As primeiras Cortes realizadas em Portugal, acerca das quais existem documentos coevos, foram as Cortes de Coimbra, em 1211, em que participaram representantes da nobreza, do clero, e do povo. Entre muitas outras que ocorreram ao longo da História do país, as de 1385, outra vez em Coimbra, foram de vital importância para o futuro do Reino. Nestas, foi votada a escolha de El-rei D. João I, Mestre de Avis, para fundar nova dinastia. Outra figura histórica de vital importância nestas cortes foi João das Regras, notável pelos seus convincentes discursos a favor do novo Rei, cujo nome apenas foi revelado no fim. A tradição portuguesa não foi a de uma Monarquia electiva (o princípio da sucessão hereditária estava consolidado) mas elegeram-se ainda os Reis fundadores das Dinastias de Habsburgo, nas Cortes de 1580, e de Bragança, nas Cortes de 1641. Em Portugal não se elegiam os Reis, mas elegiam-se as Dinastias.


As cortes constituintes de 1821-1822 estabeleceram pela primeira vez em Portugal um regime democrático moderno tal como o conhecemos hoje.


História no Brasil - A Câmara Municipal de São Vicente é o parlamento mais antigo das Américas, fundado em 22 de janeiro de 1532. O primeiro parlamento em nível nacional do Brasil surgiu logo após a independência, com a Constituição de 1824. Ela previa um parlamento bicameral composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, modelo esse que continua até os dias de hoje.


Comentários

MAIS LIDAS