VEREADORA JANAINA COMPÕE COMITÊ DA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO NO MUNICÍPIO


A Vereadora Janaina Furtado da Rede Sustentabilidade participou de uma reunião que tratou da questão do processo de municipalização do ensino de 1º ao 5º ano e estadualização do ensino de 6º ao 9º, além, de EJA e Ensino Médio. Janaina é Presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores do município. Participaram também do encontro, a Professora Francisca Aragão, Coordenadora do Núcleo Estadual de Educação, Professor Carlos Gomes, Secretário Municipal de Educação, Professora Maria do Carmo Lima , Presidente do Conselho Municipal de Educação, Professor e Vereador a Ezi Aragão, Presidente da Câmara Municipal, Professor Lauro Benigno representando o Sinteac, Advogada Solange Abreu, representando o Ministério Público Estadual, Conselheiros tutelares e outros segmentos sociais. 

A vereadora foi uma das escolhidas para integrar o Comitê de Acompanhamento da Municipalização do Ensino, composto por representantes da sociedade civil organizada e pelos poderes públicos. "Essa é uma discussão que necessariamente tem que ter a participação da sociedade e eu como representante da população estou muito interessada em discutir esse processo que muda algumas estruturas da nossa educação aqui em Tarauacá", disse Janaina.

Com a municipalização, as escolas da Rede Estadual de Ensino receberão os estudantes do 6º ao 9º ano, das escolas do município e a Rede Municipal de Ensino deverá receber os alunos do 1º ao 5º das escolas Estaduais.

No Acre, o Município de Rio Branco já passou por esse processo e atualmente o ensino é. Até o 5º ano do fundamental é administração pelo município de Rio Branco. As demais classes, são geridas pelo Governo do Estado.

Da assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado
Rede Sustentabilidade

Comentários

MAIS LIDAS