VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DE PALESTRA NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


Na manhã desta segunda-feira (12), no Plenário Conselheiro Hélio Saraiva de Freitas, no Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), a vereadora Janaina Furtado da Rede sustentabilidade Tarauacá, juntamente com prefeitos, vereadores e novos gestores eleitos nas últimas Eleições, participou da palestra “Debatendo os Planos Anuais dos Municípios”. Ministrada pelo Professor Márcio Assumpção. A palestra abordou diversos temas que envolvem a gestão pública, controle interno de gastos e demais assuntos pertinentes.


O Professor Márcio José Assumpção, responsável por ministrar a palestra, aborda a necessidade da boa gestão e da responsabilidade com o patrimônio público.

O grande objetivo da palestra foi de capacitar e debater a importância do planejamento na administração pública em tempos de grandes mudanças no Brasil. Desde o começo de 2016 estamos vivendo profundas mudanças políticas e sociais. Estamos muito perto de aprovar um PEC que mexe agressivamente com os gastos públicos e se isso acontecer deveremos estar preparados para controlar o máximo possível de gastos”, diz.


A conselheira presidenta do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Nalu Gouveia, ressalta a importância do bom planejamento das prefeituras para os próximos anos de mandato.

No índice de efetividade verificamos que um dos maiores problemas que foi unanime em todos os municípios acreanos foi no quesito planejamento. Diante disso, nos reunimos com a Infoco e priorizamos em levar para os novos gestores eleitos a palestra 'Debatendo os PPAs dos Municípios'. É de suma importância que todas as prefeituras busquem se capacitar e fazer um planejamento para os próximos quatro anos. Quem não planeja fica incapacitado de executas ações que serão organizadas no decorrer do mandato. Temos também que levar em conta que a administração que assumirá o comando em janeiro ainda irá trabalhar durante um ano com o PPA da gestão anterior”, frisa.


Durante o evento aconteceu o lançamento do “Programa em Administração Pública Municipal” que por meio de conhecimentos teóricos e práticos, forma profissionais aptos à compreensão dos processos de mudança no campo da gestão com visão integrada sobre a construção da administração pública municipal.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE

Comentários

MAIS LIDAS