VEREADORA JANAINA FURTADO VAI PROPOR CRIAÇÃO DO CENTRO DE ZOONOSES PARA SUBSTITUIR O CANIL MUNICIPAL


Na tarde deste sábado a Vereadora Janaina Furtado (Rede), fez mais uma visita ao Canil Municipal para saber em que condições estão os cães capturados nas ruas do município. Há 4 anos nada mudou. 


Janaina vai apresentar em breve uma proposta de Lei de Criação de Um Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses. O centro que deverá contar com espaços adequados e profissionais da área, seria um órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde, cujas atribuições estariam voltadas para o monitoramento e redução de riscos à saúde da população, atuando na prevenção e controle de fatores de riscos ambientais biológicos e não biológicos que interferem na saúde humana. 


Em seu primeiro mandato primeiro mandato a Vereadora Janaina furtado fez inúmeras proposições para que a prefeitura  criasse um Centro Municipal de Zoonoses e não se limitasse apenas em manter o serviço de recolhimento de cães soltos nas ruas através da chamada "carrocinha' e levá-los para o canil, uma espécie de penitenciária municipal dos cães condenados por viverem nas ruas. Os cães recolhidos nas ruas de forma muito primitiva e levados para o canil geralmente numa caminhonete alugada pela prefeitura e lá vão para as "celas" onde recebem alimentos. Não há uma política de prevenção de saúde e nem tão pouco de adoção desses animais. 


"Muitas vezes denuncie o abandono do canil  pela prefeitura e até a falta de alimentos para os animais. Sem falar que não recebem atendimento veterinário para tratar exatamente das zoonoses que  são doenças infecciosas de animais capazes de ser naturalmente transmitidas para o ser humano" destacou Janaina. 


Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser micro-organismos diversos, como bactérias, fungos, vírus, helmintos e rickettsias. Podem ser Antropozoonozes, que são doenças primárias nos animais e podem ser transmitidas também aos homens e Zooantroponoses, que são doenças que são primárias nos homens e podem ser transmitidas aos outros animais.


"A criação do Centro Municipal de Zoonoses seria a opção adotada pelo governo municipal para garantir o bem-estar de animais e da população" comentou a parlamentar. 


Agindo no controle das zoonoses e na prevenção de epidemias. Tais unidades de saúde já podem ser encontradas hoje em todos os estados do País. Embora nem todo mundo saiba exatamente como funciona ou qual é o trabalho realizado pelo centro de zoonoses, muitos se sentem mais familiarizados com o tema quando se fala em “carrocinhas”.


Conhecida como a vilã em muitos filmes e desenhos animados onde o protagonista é um animal, as carrocinhas são uma das armas mais eficazes no controle de zoonoses, já que, retirando os bichos acometidos por doenças transmissíveis das ruas, a possibilidade de propagação de problemas pode diminuir consideravelmente.



Mas nem só de carrocinhas vive um centro de controle de zoonoses, e as unidades presentes no País contam com treinamentos, cursos e estágios específicos para os profissionais da área, além de oferecer esclarecimentos e ajudar na educação do público em geral para que o controle da população de animais domésticos e sinantrópicos transmissores de zoonoses, seja feito. Tendo como objetivo principal o de impedir a propagação de zoonoses – doenças que incluem nomes como raiva, leptospirose, toxoplasmose, histoplasmose, leishmaniose e até a dengue – os centros de controle contam, também, com animais para adoção, como cães e gatos.


Os animaizinhos disponíveis nestes locais contariam com a vantagem de já estarem devidamente protegidos contra as doenças mais frequentes entre as zoonoses, e poderiam ser adotados com todas as vacinas necessárias administradas, castrados, vermifugados e com tratamento contra pulgas e carrapatos, além de contarem com identificação por meio de microship, em alguns locais.

(Assessoria Parlamentar)

Comentários

MAIS LIDAS