VEREADORA JANAINA FURTADO CHAMA ATENÇÃO DAS AUTORIDADES PARA O GRANDE NUMERO DE MORTES DE BEBÊS NA MATERNIDADE DE TARAUACÁ


A Vereadora Janaina Furtado está preocupada com o numero de mortes de bebês na Maternidade Ethel Muriel Geddis do município de Tarauacá. Além de Janaina, as mulheres grávidas, os profissionais de saúde e direção da unidade de saúde vivem um certo dilema. 

Procurada por um grupo de mulheres grávidas e mães que perderam seus bebês, a parlamentar se reuniu com a Diretora do Hospital Sansão Gomes, Laura Pontes, que também é responsável pela maternidade. Janaina quis saber as razões de tantas mortes de bebês e se os governos estão agindo afim de evitar essas perdas. 


"Conversei com a Laura  e com a diretora da maternidade enfermeira Merivânia Daniel e elas me relataram que a direção e a equipe de profissionais de saúde tentam cumprir todos os procedimentos que lhe são atribuidos e mesmo assim as mortes acontecem. Pra se ter uma idéia são em media 100 partos por mês e esse numero de mortes é alto desde 2015, quando se computou 30 mortes durante o ano. Em 2016 foram 36, 2017 foram 25 e 2018 morreram 24 bebês, considerando todas as causas. Em 2019, ja são 18 bebês que morreram e isso tem deixado mães em pânico quando vão pra maternidade dar a luz" relatou Janaina.

Janaina disse que conhece a diretora Laura Pontes, sabe da sua capacidade, empenho e dedicação na gestão da saude estadual em Tarauacá. "Conversei com a Laura sobre as medidas que estão sendo tomadas e ela disse que a secretaria de saúde já foi informada do problema e que uma equipe de investigação da SESSACRE vem ao município para identificar as possíveis causas", destacou a vereadora.

Para Janaina a hora é de juntar forças e buscar apoio em todos os poderes e na sociedade para tentar se resolver o problema. "Não adianta atirarmos pedra e culpar os médicos, enfermeiros, técnicos e direção da maternidade, que não vamos resolver a situação. A hora é de juntar forças" explicou a vereadora.

Nesta terça feira (24), a parlametar vai convidar os demais vereadores para agirem em conjunto em busca de solução para esse numero alto de obtos de bebês na maternidade. "Não podemos mais admitir que as nossas mulheres na hora mais importante de suas vidas que é o momento de dar a luz tenha seus sonhos e suas expectativas interrompidas da forma mais dramática que se pode ter que é a morte", finalizou.

(Assessoria Parlamentar) 

Comentários

MAIS LIDAS