MrJazsohanisharma

JANAINA FURTADO QUER ALEAC NA LUTA PELO IML EM TARAUACÁ - "FAMÍLIAS PASSAM POR VERDADEIRA HUMILHAÇÃO QUANDO UM ENTE QUERIDO MORRE"


Em requerimento apresentado na câmara e aprovado pelos vereadores, a vereadora Janaina Furtado (Progressistas) reivindica ao Presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Deputado Niclolau Junior que mobilize os os deputados estaduais, para que façam a intermediação junto ao Governo do Estado, reforçando o pedido de Tarauacá para a implantação urgente de uma Unidade do Instituto Médico Legal (IML) no município. 

Segundo a vereadora essa medida atenderia as demandas de Tarauacá, Feijó e Jordão com a realização exames para fornecer bases técnicas para o julgamento de causas criminais, realizar necropsias, também conhecidas como autópsias, perícias criminais e demais serviços forenses essenciais para a população.

"O município de Tarauacá é o terceiro maior do estado em termos populacionais, conforme o Censo 2022 e não conta com uma unidade do IML, o que impõe severas dificuldades à população local. Atualmente, o serviço mais próximo está localizado a 228 km de distância, na cidade de Cruzeiro do Sul, ocasionando grandes transtornos logísticos, uma vez que a ida e volta de um corpo para perícia totaliza 430 km, atrasos na liberação de corpos e dificuldades na realização de exames periciais fundamentais para a justiça e segurança pública. A ausência de um IML na região compromete não apenas a celeridade dos procedimentos investigativos, mas também gera sofrimento adicional às famílias que aguardam laudos e liberações. Além disso, a falta de infraestrutura adequada resulta na entrega de corpos sem condições apropriadas para velório, pois o veículo do IML disponível no município não é refrigerado. Ademais, o atendimento do IML em Cruzeiro do Sul ocorre apenas durante o dia, o que já levou à entrega de corpos às famílias em avançado estado de decomposição", disse a vereadora


REQUERIMENTO

Excelentíssimo Senhor Nicolau Candido da Silva Junior

Presidente da Assembleia Legislativa do Acre

Assunto: Implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) em Tarauacá

Senhor Presidente,

A presente solicitação tem como objetivo reivindicar da valorosa assembleia legislativa do acre, a intermediação junto ao poder executivo a implantação urgente de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) no município de Tarauacá, para atender as demandas da Regional Tarauacá /Envira, visando à realização de perícias criminais e demais serviços forenses essenciais para a população.

O município de Tarauacá é o terceiro maior do estado em termos populacionais, conforme o Censo 2022, e não conta com uma unidade do IML, o que impõe severas dificuldades à população local. Atualmente, o serviço mais próximo está localizado a 215 km de distância, na cidade de Cruzeiro do Sul, ocasionando grandes transtornos logísticos, uma vez que a ida e volta de um corpo para perícia totaliza 430 km, atrasos na liberação de corpos e dificuldades na realização de exames periciais fundamentais para a justiça e segurança pública.

A ausência de um IML na região compromete não apenas a celeridade dos procedimentos investigativos, mas também gera sofrimento adicional às famílias que aguardam laudos e liberações. Além disso, a falta de infraestrutura adequada resulta na entrega de corpos sem condições apropriadas para velório, pois o veículo do IML disponível no município não é refrigerado. Ademais, o atendimento do IML em Cruzeiro do Sul ocorre apenas durante o dia, o que já levou à entrega de corpos às famílias em avançado estado de decomposição.

Na certeza de sua atenção e compromisso com o bem-estar da população, aguardamos um posicionamento favorável a esta solicitação.

Janaina Araújo Furtado Acioly
Vereadora - Progressitas - Tarauacá 

Por Assessoria
Janaina furtado




Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem