Janaina Furtado estreia programa “Agosto Lilás – Vozes que Libertam” na Rádio Nova Era FM entrevistando a Patrulha Maria da Penha

 

A Professora e Vereadora Janaina Furtado estreou com sucesso, nesta quarta-feira (6), o programa de rádio “Agosto Lilás – Vozes que Libertam”, uma iniciativa voltada à conscientização sobre o enfrentamento da violência contra a mulher.

O programa vai ao ar todas as segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h, pela Rádio Comunitária Nova Era FM (87.9 MHz), e traz convidados especiais, depoimentos e informações relevantes sobre os direitos das mulheres.

Na edição de estreia, Janaina recebeu policiais da Patrulha Maria da Penha, Sargento Marcia Rocha, Sargento Lopes e Aluna Cabo Taiane que atuam diretamente na proteção de mulheres vítimas de violência em Tarauacá (AC), abordando os desafios da atuação policial, os canais de denúncia e a importância do acolhimento.

Segundo Janaina, o programa integra as ações do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. Você não precisa ser a vítima para agir. Se ouvir gritos, brigas constantes ou perceber que uma mulher está sendo maltratada, ligue 180 ou 999982520 (WhatsApp - Patrulha Maria da Penha). A denúncia pode ser feita sem se identificar. É anônima, gratuita e sigilosa. Sua atitude pode impedir um crime. Violência contra a mulher é crime. E o silêncio também mata”, disse Janaina.

A Patrulha Maria da Penha em Tarauacá começou a operar em janeiro de 2022, após o Ministério Público do Acre, por meio do promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, solicitar sua implantação devido a um caso grave de feminicídio ocorrido no município.

A equipe é composta por três policiais: Sargento Márcia Rocha (comandante), Sargento Lopes e Aluna Cabo Taiane, dedicados exclusivamente ao acompanhamento das mulheres que obtiveram medidas protetivas de urgência, que monitoram atualmente 2o mulheres, realizando visitas periódicas e preventivas nas redondezas das residências dessas vítimas, escutando relatos sobre possíveis violações, como aproximações físicas ou por mensagens, redigindo relatórios e encaminhando essas ocorrências à Vara Criminal. 

Além da fiscalização, também oferecem acolhimento e orientação às mulheres, explicando diferentes formas de violência e conectando-as com a rede de apoio local, incluindo CRAS e CREAS, além do  encorajamento, reforçam a presença tranquilizadora da viatura da PM na proximidade das residências das mulheres, o que contribui para a sensação de segurança. 

Tarauacá é um dos poucos municípios do Acre, ao lado de Rio Branco, que contam com atuação da Patrulha Maria da Penha. A presença da Patrulha em Tarauacá é um marco local importante para o enfrentamento da violência doméstica, refletindo um esforço articulado entre o MP, a Justiça, a PM e outras instituições de proteção às mulheres. 

WHATSAP PATRULHA MARIA DA PENHA: 9 99982520





ASSESSORIA/JANAINA
FOTOS: FABRÍCIO RODRIGUES

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem