Semulher, Prefeitura de Tarauacá e vereadora Janaina Furtado unem forças no combate à violência contra a mulher



A Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (Semulher) iniciou nesta terça-feira, em Tarauacá, uma série de ações voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, à promoção da saúde emocional, ao fortalecimento dos vínculos familiares e à valorização da vida. A programação segue durante toda a semana e é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Semulher, e a Prefeitura de Tarauacá, a partir de uma solicitação apresentada pela vereadora Janaina Furtado.

As atividades estão sendo desenvolvidas pela equipe técnica da Semulher, representada pela coordenadora Luzivera Batista, pelos psicólogos Witalo Barbosa e Isabel Jucá, pela assistente social Lidiane Neri e pela assistente administrativa Maria Júlia Souza. A Prefeitura de Tarauacá participa da ação por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, representada pelo secretário Antônio Araújo.

Durante a manhã, às 8h, foi realizada a palestra “O Silêncio Mata, Peça Ajuda!” na Escola Djalma da Cunha Batista. Já no período da tarde, às 14h, a mesma instituição recebeu a palestra “Papo de Homem”. Às 16h, a atividade foi levada à Escola Estadual Plácido de Castro, promovendo reflexões sobre os desafios enfrentados pelos homens na sociedade, a importância do diálogo sobre sentimentos e a construção de relações livres de violência.

As palestras abordaram temas relacionados à saúde mental, masculinidade saudável, respeito às mulheres, prevenção da violência doméstica e familiar e à importância da busca por apoio psicológico.

À noite, foi a vez dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola José Augusto de Araújo participarem das atividades, ampliando o alcance da iniciativa para diferentes públicos e fortalecendo o debate sobre a prevenção da violência doméstica e a promoção da cultura de paz.


A programação também marcou o início do Curso de Customização de Panos de Prato e Sandálias, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio João Ribeiro. A solenidade de abertura contou com a presença do secretário municipal de Promoção Social, Antônio Araújo; da coordenadora da Semulher, Luzivera Batista; da coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Vanessa Cabral; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Rosa Neri; e da vereadora Janaina Furtado.


A capacitação é ofertada gratuitamente pela Semulher e tem como objetivo estimular a geração de renda, o empreendedorismo e a autonomia econômica das mulheres, contribuindo para o fortalecimento de sua independência financeira, um dos fatores considerados fundamentais para o enfrentamento da violência doméstica.

A ação integra o conjunto de políticas públicas desenvolvidas pela Semulher para prevenir e combater a violência contra as mulheres, promover cidadania, fortalecer os vínculos familiares e ampliar as oportunidades de qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Segundo os organizadores, a iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento à violência doméstica, incentivar a busca por ajuda e fortalecer a rede de proteção às mulheres no município de Tarauacá, que enfrenta elevados índices de violência contra a mulher.

Raimundo Acioly -Blog do Acioly

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem