JANAINA FURTADO VEREADORA: UM ANO DE MANDATO DA ÚNICA MULHER ELEITA EM TARAUACÁ;

Solenidade de Posse

PRIMEIRO ANO - Há exatamente um ano, eu tomava posse como vereadora e única mulher eleita em minha cidade para representar a população de Tarauacá na Câmara de Tarauacá. Em 1 de janeiro de 2013, roram empossados também todos os demais vereadores, prefeito Rodrigo Damasceno e Vice Chagas Batista.

Ao lado do povo

MESMO DISCURSO MESMA PRÁTICA - Desde a Campanha eleitoral quando abordava os eleitores pedindo votos, passando pela eleição, diplomação, posse e até a data de hoje, afirmava e afirmo que fui eleita para servir ao povo sem traí-lo, sem usar o mandato para me beneficiar pessoalmente e sem me rotular com os conceitos conservadores de situação ou oposição. Me considero uma vereadora que exerce a representatividade, a liberdade de atuação parlamentar de ser propositiva, crítica e capaz de reconhecer os acertos dos administradores públicos. Respeito quem não pensa assim, mas, considero que os que enveredam por esse caminho, optam por uma postura de representar grupos políticos e outros interesses alheios aos do povo.

Janaina Vereadora

QUEM TEM QUE TER MAIORIA NA CÂMARA É O POVO E NÃO O PREFEITO - A "guerra" travada desde o primeiro dia de mandato, para que a prefeitura tenha a mesa diretora e sempre maioria dos vereadores ao seu dispor na câmara é uma tradição conservadora e, que se formos analisar, na história recente do município, todos os prefeitos que tinham a chamada base com "maioria esmagadora" no parlamento, tiveram problemas em suas administrações e respondem uma série de processos. Um verdadeiro "tiro no pé". Maioria na câmara não significa necessariamente, receituário de sucesso para os administradores. Se for pra ter maioria na câmara e terminar o mandato enrolados na justiça não compensa. Quem tem que ter maioria na câmara é o povo e não o prefeito. Essas experiências de responder processos na justiças são dolorosas e só quem sentiu na pele sabe como é a sensação.

No parlamento

A BOA EXPERIÊNCIA - Muitas experiências acumuladas em  apenas um ano para uma jovem de 26 anos, na convivência com políticos já experientes e outros com militância popular muito extensa. Tiro boas lições desse primeiro ano de mandato. 

Movimento de Mulheres

ÚNICA MULHER VEREADORA - Parece simples, mas, a minha responsabilidade é imensa por ser vereadora e, ainda, a única mulher eleita na última eleição. Representar as mulheres do meu município é uma missão extremamente honrosa e desafiadora. 

Na manifestação das muheres

Em 2014 meu mandato será direcionado para o fortalecimento da luta das mulheres, em parceria com a UTM - União Tarauacaense de Mulheres, REMUT - Rede de Mulheres, Associações de Moradores, Igrejas, Sindicatos, demais instituições públicas e meus colegas vereadores.

Parlamento

PRODUÇÃO PARLAMENTAR - Tarauacá tem uma constituição composta de uma infinidade de leis elaboradas pelos nossos parlamentares que me antecederam e que se estivessem sendo cumpridas a vida do povo seria melhor. 
Muitos me perguntam pelos meus projetos, já que vereadores foram eleitos para legislar e fiscalizar os recursos públicos e eu respondo sempre que além de sermos propositivos temos que também lutar para que as leis atuais sejam respeitadas. Se não for assim não vale à pena propor novas leis que não sairão do papel.

Minhas proposições em 2013 foram  as seguintes:
12 pedidos de providências (um a cada mês);
32 Requerimentos;
09 indicações;
04 Sessões Solenes;
03 Moções de Aplausos;
01 Moção de Pesar;
02 Projetos de Lei;

Faltei apenas em 4 sessões ordinárias todas justificadas. Participei de eventos oficiais, solenidades diversas, visitei e ouvi a a população, conversei com crianças, jovens, adultos e idosos, fui às assembleias do trabalhadores em educação, aos movimentos populares, fiz uso da tribuna da câmara para falar pelo povo, usei os meios de comunicação disponíveis para conversar com as pessoas e manifestar minhas opiniões. Criei um blog e participo ativamente das redes sociais para interagir com a população. Exerci meu mandato com honestidade, transparência e serenidade.

Espero que nos próximos 3 anos de mandato eu possa produzir muito mais para a nossa população e para nossa cidade.

Espero, finalmente, que a gente possa construir em parceria com o povo, um ano de 2014 verdadeiramente melhor que 2013.

JANAINA FURTADO

Comentários

MAIS LIDAS