VEREADORA JANAINA FURTADO VISITA ÁREA OCUPADA POR FAMÍLIAS "SEM TETOS".


No último sábado, 26/11, um grupo de mais de 150 famílias de 'sem tetos', invadiu uma área de terra localizada no Bairro do Triângulo. Em sua maioria são pessoas que tiveram que sair de suas casas localizada em área de risco, principalmente na beira do rio. 



Outros tiveram suas casa interditadas pelo governo do estado e prefeitura com a promessa de que receberiam novas casas com a construção de 1000 unidades através do programa Minha Casa Minha Vida.



A convite dos 'sem tetos', a Vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade) foi até o local na manhã desta terça feira, conversar com as pessoas. A parlamentar aproveitou também a terça feira e conversou com o proprietário da área ocupada. 



Na rede social Facebook, a vereadora escreveu sobre a situação.

"Hoje fui convidada por várias famílias que estão ocupando uma área de terra no Bairro do Triângulo. São homens, mulheres, jovens e crianças desesperados por um pedaço de terra para construir uma casa para morar. Eles reclamam que já faz muito tempo que tiveram suas casas interditadas pelo governo do estado e pela prefeitura, com a promessa de receberam outra novinha. Na época governo e prefeitura prometeram construir mil casas populares para essas e outras famílias. São em sua maioria famílias pobres,vivento de aluguéis em quarteirões da cidade, em condições sub humanas, pagando a mensalidade com o dinheiro destinado pelo Programa Bolsa Família. Na qualidade de representante do povo fui até lá conversar com eles. Disse que não estava lá para incentivar invasões de terras, porém, quero chamara atenção dos poderes e da sociedade para essa situação calamitosa em Tarauacá na área da habitação. Recentemente um grupo invadiu uma área da prefeitura lá no Ipepaconha. Como era período eleitoral ninguém mexeu com eles. Conversando com os líderes do movimento, eles disseram que já são mais de 150 famílias, ocupando a área desde o último sábado. Estão radicalizados e conscientes de que a áreas é particular, mas, vão resistir. E se forem expulsos irão fechar a BR 364 até o governo estadual e a prefeitura encontrarem um lugar para eles construírem suas Casas. Fui lá conversar com eles, me colocar a disposição para intermediar o diálogo com as autoridades. Saí de lá e conversei com o proprietário da terra. Ele disse-me que já registrou a ocorrência na delegacia de polícia e que vai pedir na justiça a reintegração de posse de suas terras. Chamo aqui a atenção dos nossos demais vereadores, deputados estaduais e os chefes dos poderes públicos para nos mobilizarmos em busca de uma saída evitando, assim um possível conflito na área. Os radialista da nova era também foram chamados ao local para levar ao conhecimento da população o que está acontecendo" (Janaina Furtado).

Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado
Rede Sustentabilidade 
Tarauacá-Acre

Comentários

MAIS LIDAS