Pular para o conteúdo principal

25 conquistas das mulheres no Brasil


No artigo 25 conquistas históricas das mulheres, eu mostrei como as mulheres foram ganhando seu espaço mundo afora, conquistando seus direitos enquanto atrizes de uma história que costuma privilegiar o gênero masculino. Neste artigo, vamos abordar as conquistas históricas das mulheres no Brasil. Estas conquistas são importantes, mas não podemos esquecer dos abusos e injustiças sofridos pela mulher, muitos em nosso país, e que precisam ser erradicados.

– 1822: Maria Leopoldina Josefa Carolina, arquiduquesa da Áustria e imperatriz do Brasil, exerce a regência, em 1822, na ausência de D. Pedro I, que se encontrava em São Paulo. A imperatriz envia-lhe uma carta, juntamente com outra de José Bonifácio, além de comentários a Portugal criticando a atuação do marido e de dom João VI. Ela exige que D. Pedro proclame a independência do Brasil e, na carta, adverte: “O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece”.

– 1827: surge a primeira lei sobre educação das mulheres, permitindo que freqüentassem as escolas elementares; as instituições de ensino mais adiantado eram proibidas a elas.

– 1879: As mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior; mas as que seguiam este caminho eram criticadas pela sociedade.

– 1885: A compositora e pianista Chiquinha Gonzaga estreia como maestrina, ao reger a opereta “A Corte na Roça”. É a primeira mulher no Brasil a estar à frente de uma orquestra. Precursora do chorinho, Chiquinha compôs mais de duas mil canções populares, entre elas, a primeira marcha carnavalesca do país: “Ô Abre Alas”. Escreveu ainda 77 peças teatrais.

– 1887: Formou-se a primeira médica no Brasil: Rita Lobato Velho. As pioneiras tiveram muitas dificuldades em se afirmar profissionalmente e algumas foram ridicularizadas.

– 1917: A professora Deolinda Daltro, fundadora do Partido Republicano Feminino em 1910, em plena República Oligárquica, lidera uma passeata exigindo a extensão do voto às mulheres.

– 1927: O Governador do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine, consegue uma alteração da lei eleitoral dando o direito de voto às mulheres. O primeiro voto feminino no Brasil – e na América Latina! – foi em 25 de novembro, no Rio Grande do Norte. Quinze mulheres votaram, mas seus votos foram anulados no ano seguinte. No entanto, foi eleita a primeira prefeita da História do Brasil: Alzira Soriano de Souza, no município de Lages – RN.

– 1932: Getúlio Vargas, no início da Era Vargas, promulga o novo Código Eleitoral, garantindo finalmente o direito de voto às mulheres brasileiras. A primeira atleta brasileira a participar de uma Olimpíada, a nadadora Maria Lenk, de 17 anos, embarca para Los Angeles. É a única mulher da delegação olímpica.

– 1933: Nas eleições para a Assembléia Constituinte, são eleitos 214 deputados e uma única mulher: a paulista Carlota Pereira de Queiroz.

– 1937/1945: O Estado Novo criou o Decreto 3199 que proibia às mulheres a prática dos esportes que considerava incompatíveis com as condições femininas tais como: “luta de qualquer natureza, futebol de salão, futebol de praia, pólo, pólo aquático, halterofilismo e beisebol”. O Decreto só foi regulamentado em 1965.


– 1948: Depois de 12 anos sem a presença feminina, a delegação brasileira olímpica segue para Londres com 11 mulheres e 68 homens.

– 1960: Durante o Período Democrático, a grande tenista brasileira, a paulista Maria Esther Andion Bueno torna-se a primeira mulher a vencer os quatros torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open). Conquistou, no total, 589 títulos em sua carreira.

– 1979: Eunice Michilles, então representante do PSD/AM, torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Senadora, por falecimento do titular da vaga. A equipe feminina de judô inscreve-se com nomes de homens no campeonato sul-americano da Argentina. Esse fato motivaria a revogação do Decreto 3.199.

– 1980: Recomendada a criação de centros de autodefesa, para coibir a violência contra a mulher. Surge o lema: “Quem ama não mata”.

– 1983: Surgem os primeiros conselhos estaduais da condição feminina (MG e SP), para traçar políticas públicas para as mulheres. O Ministério da Saúde cria o PAISM – Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, em resposta à forte mobilização dos movimentos feministas, baseando sua assistência nos princípios da integralidade do corpo, da mente e da sexualidade de cada mulher.

– 1985: Surge a primeira Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher – DEAM (SP) e muitas são implantadas em outros estados brasileiros. Ainda neste ano, com a Nova República, a Câmara dos Deputados aprova o Projeto de Lei que criou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. É criado o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), em lugar do antigo Fundo de Contribuições Voluntárias das Nações Unidas para a Década da Mulher.

– 1988: Através do lobby do batom, liderado por feministas e pelas 26 deputadas federais constituintes, as mulheres obtêm importantes avanços na Constituição Federal, garantindo igualdade a direitos e obrigações entre homens e mulheres perante a lei.

– 1990: Eleita a primeira mulher para o cargo de senadora: Júnia Marise, do PDT/MG. Zélia Cardoso de Mello é a primeira ministra do Brasil. Ela assume a pasta da Economia no governo de Fernando Collor (1990-92).

– 1993: Assassinada Edméia da Silva Euzébia, líder das Mães de Acari, o grupo de nove mães que ainda hoje procuram seus filhos, 11 jovens da Favela de Acari (RJ), seqüestrados e desaparecidos em 1990. Ocorre, em Viena, a Conferência Mundial de Direitos Humanos. Os direitos das mulheres e a questão da violência contra o gênero recebem destaque, gerando assim a Declaração sobre a eliminação da violência contra a mulher.

– 1994: Roseana Sarney é a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro: o Maranhão. Foi reeleita em 1998.


– 1996: O Congresso Nacional inclui o sistema de cotas, na Legislação Eleitoral, obrigando os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais.

– 1996: A escritora Nélida Piñon é a primeira mulher a ocupar a presidência da Academia Brasileira de Letras. Exerce o cargo até 1997 e é membro da ABL desde 1990.

– 1997: As mulheres já ocupam 7% das cadeiras da Câmara dos Deputados; 7,4% do Senado Federal; 6% das prefeituras brasileiras (302). O índice de vereadoras eleitas aumentou de 5,5%, em 92, para 12%, em 96.

– 1998: A senadora Benedita da Silva é a primeira mulher a presidir a sessão do Congresso Nacional.

– 2003: No Brasil do século XXI, Marina Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT) do Acre, reeleita senadora com o triplo dos votos do mandato anterior, assume o Ministério do Meio Ambiente do governo Lula.

– 2010: Dilma Rousseff, é eleita a primeira presidente mulher do Brasil.

fonte: http://www.historiadigital.org

Comentários

AS MAIS LIDAS

PROJETO E REGULAMENTO DO FESTIVAL DE MÚSICA GOSPEL DE TARAUACÁ

Objetivo: Realizar um festival de interpretação de música gospel no município de Tarauacá. 
Justificativa: As musicas com conteúdos religiosos estão a cada dia ganhando mais espaços nos grandes meios de comunicação, e consequentemente, na população. É sabido que no município de Tarauacá, especialmente nas igrejas, encontramos grandes cantores e cantoras que louvam a Deus através da arte musical. Basta você ir a um culto ou a uma missa para se certificar dessa realidade. Realizar um evento que possa reunir todos esses valores num só dia em um só lugar, para que os mesmos possam se apresentar publicamente é uma necessidade. Nosso projeto tem o objetivo de descobrir, revelar e divulgar os nossos artistas da música gospel, para o grande público. 
Metas: 
Realizar um encontro com os representantes das igrejas interessadas; Escolher uma comissão organizadora do evento, entre os membros das igrejas presentes; Escolher músicos componentes das bandas das igrejas para formar a banda base do festiv…

REDE SUSTENTABILIDADE REAFIRMA SEU APOIO AO GOVERNO DA PREFEITA MARILETE VITORINO

Assessoria/Rede - A direção da Rede Sustentabilidade se reuniu no final da tarde desta segunda feira, 14 de novembro, com a prefeita eleita a em Tarauacá, Dra. Marilete Vitorino. O partido reafirmou o compromisso com a nova administração. A reunião contou com a presença do Porta voz Professor Eurico Paz, dirigentes e da Vereadora Janaina Furtado. A direção do partido fez uma retrospectiva do processo eleitoral em que os compromissos firmados na campanha foram cumpridos. "São dois momentos distintos. A campanha já passou, vencemos a eleição. Agora vem o segundo momento que é governar. A rede vai apoiar o governo e ajudar a administrar o município", disse o Porta Voz Eurico Paz.

A prefeita Marilete Vitorino mais uma vez agradeceu o apoio do partido na campanha eleitoral vitoriosa, falou de suas preocupações e cuidados que todos deverão ter no processo de composição do novo governo. "Agradeço mais uma vez aos membros do partido que tanto contribuíram para a nossa vitória e …

Edital do Concurso Efetivo da Câmara de Vereadores de Tarauacá

ESTADO DO ACRE MUNICÍPIO DE TARAUACÁ CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL MÉDIO COMPLETO E DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO/INCOMPLETO 
Edital de Abertura de Inscrições nº 001/2015 O PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ – ESTADO DO ACRE, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto no art. 37 da Constituição Federal e nas demais leis que regem a espécie, bem como as normas contidas no presente Edital, seus anexos e adendos, se necessário, TORNA PÚBLICO, que estarão abertas as inscrições do CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA O PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL MÉDIO COMPLETO E DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO/INCOMPLETO PARA O QUADRO DE PESSOAL DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ, além das que surgirem durante o prazo de validade do certame, constituindo a regulamentação do concurso na forma prevista no presente EDITAL E INSTRUÇÕES QUE O INTEGRAM. 

JANAINA FURTADO VEREADORA: NOSSA POLÍCIA MILITAR REFORÇA AÇÃO CONTRA CRIMINALIDADE

A policia militar de nossa cidade já reforçou o policiamento para atuar nas ruas da cidade em defesa de nossa população, especialmente crianças e mulheres vitimas de vários ataques recentemente.
Policiais de Elite dos municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó e Tarauacá estão nas ruas desde a ultima sexta feira. É uma resposta aos nossos constantes pedidos de providências. Falta ainda as outras instituições também agirem neste sentido. Agradeço a recepção que tive do comando da polícia recentemente por ocasião de uma visita que fiz para pedir ajuda da PM em defesa das nossas mulheres.
JANAINA FURTADO

VEREADORA JANAINA FURTADO COMEMORA AÇÃO EM FAVOR DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Uma das lutas da Vereadora Janaina Furtado no seu primeiro mandato, foi a regularização da situação da prefeitura junto à Caixa Econômica Federal, referente ao pagamento de dívida referente aos empréstimos consignados efetuados pelos servidores municipai. Até o convênio  com a prefeitura estaria suspenso por causa da dívida. 
O dinheiro dos empréstimos consignados descontado de seus salários, não era repassado ao banco, fazendo com que os mesmos tivessem problemas de contrair novos empréstimos, e ainda, terem os nomes inseridos como devedores nos cadastros de devedores das empresas de proteção ao crédito.
"Fui diversas vezes conversar com a administração passada para que essa situação de humilhação por quais passavam nossos servidores fosse resolvida, porém e lamentavelmente, não obtive exito", disse a vereadora. 
Recentemente a vereadora foi informada pelo gerente do banco Ednaldo Nogueira, que a prefeita Marilete Vitorino negociou o parcelamento da dívida e o problema foi res…

VEREADORA JANAINA FURTADO VISITA ÁREA OCUPADA POR FAMÍLIAS "SEM TETOS".

No último sábado, 26/11, um grupo de mais de 150 famílias de 'sem tetos', invadiu uma área de terra localizada no Bairro do Triângulo. Em sua maioria são pessoas que tiveram que sair de suas casas localizada em área de risco, principalmente na beira do rio. 



Outros tiveram suas casa interditadas pelo governo do estado e prefeitura com a promessa de que receberiam novas casas com a construção de 1000 unidades através do programa Minha Casa Minha Vida.



A convite dos 'sem tetos', a Vereadora Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade) foi até o local na manhã desta terça feira, conversar com as pessoas. A parlamentar aproveitou também a terça feira e conversou com o proprietário da área ocupada. 



Na rede social Facebook, a vereadora escreveu sobre a situação.
"Hoje fui convidada por várias famílias que estão ocupando uma área de terra no Bairro do Triângulo. São homens, mulheres, jovens e crianças desesperados por um pedaço de terra para construir uma casa para morar. Eles r…

VEREADORA JANAINA FURTADO VISITA UNIDADE PRISIONAL FEMININA DE TARAUACÁ

"A Persistência é a irmã gêmea da excelência. Uma é a mãe da qualidade, a outra é a mãe do tempo"
Nesta quarta feira Vereadora Janaina Furtado (Rede sustentabilidade) fez uma visita à Unidade Prisional Feminina de Tarauacá, instalada recentemente em Tarauacá. Uma luta de mais de 2 anos do seu mandato, do Ministério Público e dos famílias das presidiárias de Tarauacá que cumprem pena em Cruzeiro do Sul. 

O prédio está localizado no Bairro de Copacabana, pronto para ser inaugurado. 
Em uma rede social a parlamentar escreveu: 
"Essa foi uma bandeira de luta que poucos tiveram coragem de assumir mas, que é uma conquista de muitos. O prédio está pronto para ser inaugurado. Mérito ao Governo do Estado através do Instituto de Administração Penitenciária - IAPEN, através do seu diretor Martin Russel, que mesmo sem condições de construir um prédio novo, conseguiu locar e adaptar esse espeço.  Agradeço também ao Deputado Estadual Jesus Sérgio pelo seu empenho através da Assembléia Le…

VEREADORA JANAINA FURTADO APRESENTA PROJETO DE LEI QUE OFICIALIZA E PADRONIZA AS CORES DO MUNICÍPIO

Os vereadores de Tarauacá aprovaram na sessão ordinária realizada nesta terça feira, 21 de março, um Projeto de Lei de autoria da Vereadora Janaina Furtado da Rede Sustentabilidade que oficializa e padroniza as cores do município. Pela proposta, ficam INSTITUÍDAS E DEFINIDAS AS CORES OFICIAIS DO MUNICÍPIO, A SEREM UTILIZADAS EM PLACAS, PEÇAS PUBLICITÁRIAS, UNIFORMES, IDENTIFICAÇÃO DE BENS IMÓVEIS E MÓVEIS DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
De acordo com a parlamentar, o Projeto de Lei apresentado tem como justificativa principal, a padronização oficial das cores de Tarauacá, um município centenário e que ainda não tem oficialmente reconhecidas as suas cores. Pelo projeto, ficam estabelecidas as cores verde, vermelha e branca,, que são as predominantes na bandeira e brasão do município, como coloração oficial que deverá predominar nas placas, peças publicitárias, uniformes, identificação de bens imóveis e móveis pertencentes à municipalidade. 

"A lei proposta, põe fi…

VEREADORA JANAINA FURTADO COMPROVA QUE MERCADO MUNICIPAL DO PEIXE FOI REPASSADO PARA UMA COOPERATIVA DO MUNICÍPIO

Depois de muito "disse me disse" envolvendo a questão do mercado do peixe construído e inaugurado no mandato no prefeito Rodrigo Damasceno, a vereadora Janaina Furtado da Rede Sustentabilidade decidiu buscar informações sobre a situação em que se encontra o mesmo.  
Recentemente, a presidente da Colônia de Pescadores Z2 do município, Bruna Alcântara, fez uma denúncia no programa de rádio da entidade, que o mesmo estaria atendendo apenas aos interesses dos "atravessadores" e que os pescadores a quem o mercado foi construído, não estariam usufruindo do espaço público. A presidente disse no rádio que o local não deveria ser chamado de mercado do peixe e sim o "mercado dos atravessadores". Sem contar a situação de abandono no que diz respeito a limpeza, manutenção e uso do imóvel. O debate também chegou na câmara onde alguns vereadores fizeram discursos atribuindo ao governo da prefeita Marilete Vitorino a responsabilidade pela situação em que se encontra o me…

DISCURSO DE POSSE DO SEGUNDO MANDATO DA VEREADORA JANAINA FURTADO

Boa Noite a todos e a todasSenhor presidenteNobre colega vereadora VeinhaNobres colegas vereadoresPrefeita Marilete VitorinoVice Prefeito Chico Batista
Hoje é o primeiro dia do ano de 2017Como é de comum nessa época, todos nós já tivemos a oportunidade de desejar feliz ano novo para as pessoas. Mas, sabemos que não há ano novo se a gente não se juntar para construí-lo. Com luta, com garra, determinação, honestidade, solidariedade, união e trabalho. Um ano verdadeiramente novo onde as pessoas possam de fato se sentir felizes. Vivemos atualmente, um período de crise em todos os setores e segmentos da nossa sociedade. Crise política, crise moral, crise ética... tendo como essência a corrupção generalizada nos poderes públicos, na iniciativa privada e até no simples ato de furarmos a fila. A corrupção pode ser considerada a mãe de todos os males sociais e temos que combatê-la.
Nossa união começa na nossa própria casa. No seio de nossa família. Quero aqui manifestar o apoio que tive da minha…