VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DO ATO DE INAUGURAÇÃO DA UNIDADE PRISIONAL FEMININA DE TARAUACÁ


A Vereadora Janaina Furtado da Rede Sustentabilidade, participou nesta quinta feira, 27 de abril, da solenidade de inauguração da Unidade Prisional feminina de Tarauacá, com, a presença do Governador Tião Viana, Prefeita Marilete Vitorino, membros da cúpula da segurança, Ministério Público, deputados estaduais, vereadores, militares, agentes penitenciários, religiosos e comunidade. 


Uma luta do mandato da vereadora Janaina Furtado que começou ainda no mês e maio de 2015, quando ela recebeu uma carta das mulheres de Tarauacá que cumpriam pena num presídio feminino em Cruzeiro do Sul e também visita de seus familiares, especialmente as mães. Elas queriam ajuda da parlamentar para que a mesma lutasse junto às autoridades do Estado e Município, pela construção da Unidade Prisional Feminina em Tarauacá. “Tudo que elas pediram era que fosse respeitado o direito de cumprirem suas penas em Tarauacá, perto de suas famílias, o que é um direito garantido em lei" disse 

Na época (2015) eram 28 mulheres jovens, mães e pobres,  que se envolveram em diversos crimes, sendo a maioria por tráfico de drogas, que cumpriam pena no presídio em Cruzeiro do Sul. De acordo com a parlamentar, os relatos dos familiares sobre as condições do presídio e o tratamento às presas eram os mais dramáticos possíveis. As visitas acontecem nos dias de domingo e os familiares precisam sair de Tarauacá no sábado, pagar ônibus, dormir ao relento para poderem visitar as presas. Nessa mesma época, ano de 2015, havia um pedido do promotor do município Dr. Luis Henrique Rolin atendido pelo juiz da nossa cidade que mandou o Governo do Estado instalar uma Unidade Prisional Feminina em Tarauacá num prazo de 180 dias, para que possam cumprir suas penas perto dos filhos e dos demais familiares. O Governo do Estado havia pedido mais tempo alegando falta de recursos.

"Reuni com as famílias, conversei com o Ministério Público, busquei ajuda da Assembléia Legislativa através do Deputado Jesus Sérgio, visitei as presas em Cruzeiro do Sul por várias vezes e reivindiquei do governo do estado que realizasse a obra. Graças a Deus e depois de 2 anos de luta o prédio ficou pronto", disse Janaina


O grande dia finalmente chegou para essas famílias e foi nesta quinta-feira, 27, que o governador Tião Viana entregou as instalações da nova unidade prisional feminina da cidade que já está pronta para operar.


Com capacidade para 50 reeducandas, o espaço foi adaptado seguindo todas as normas determinadas pela Lei de Execuções Penais, contando com celas padronizadas e oficinas para a realização de trabalhos por parte das detentas. Vale lembrar que um dia de trabalho no sistema prisional equivale a um dia a menos na pena. A unidade conta inclusive com um berçário, espaço destinado para as reeducandas que tenham filhos de até seis meses, resultando num espaço de proximidade familiar, elemento que conta muito para reinserção na sociedade.


Em sua fala no ato solene de inauguração da UPF, a vereadora aproveitou para fazer agradecimentos em nome dos familiares das presidiárias. "Tudo acontece no seu devido tempo. Temos momentos em que cobramos, exigimos e reivindicamos, porém, chega o tempo de agradecermos. Essa foi uma luta de poucos e uma conquista de muitos. Vencemos o principal adversário que foi o preconceito. Em nome das presidiárias e seus familiares, agradeço ao governador Tião Viana, ao diretor do IAPEN Dr. Martin, ao Deputado Estadual Jesus Sérgio e a todos de que de alguma forma contribuíra, pára esse momento" finalizou Janaina. 

Assessoria Parlamentar










Comentários

MAIS LIDAS