Veículos abandonados |
Essa semana tive um debate com alguns colegas vereadores sobre a frota de Ônibus Escolares da prefeitura. Essa DISCUSSÃO veio à tona em função da reivindicação dos moradores da BR que pedem a Implantação do ensino médio regular na Escola 15 de Junho.
Poltronas danificadas |
Diante do debate resolvi visitar mais uma vez o espaço do acampamento do Deracre, no Bairro do Corcovado, uma espécie de cemitério de veículos e máquinas, onde estão vários ônibus da prefeitura. As imagens não mentem. Os ônibus estão literalmente sendo detruídos por falta de manutenção e exposição ao tempo.
Peças retiradas para outros ônibus |
São 13 veículos adquiridos através do Programa do Governo Federal, Caminhos da Escola. Esses ônibus deveriam transportar as crianças que estudam em escolas públicas das zona urbana e rural. Muitos estão estavam parados parados em frente à Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista e com uma denúncia do Sinteac de que os ônibus estavam sendo deteriorados devido à exposição ao tempo, a única medida que a prefeitura tomou foi a transferência dos mesmos para o pátio de um acampamento do Deracre, no Bairro do Corcovado.
Veículos expostos ao tempo |
Segundo a denuncia do sindicato (veja AQUI), desde que foram adquiridos, na maioria dos 13 ônibus que compõe a frota do transporte escolar não foi realizada a devida manutenção. Os ônibus que estão dando problemas pela falta de manutenção estão servindo para desmanche e consequentemente as peças retiradas colocarem em outros ônibus que estão circulando.
Destruição |
Sabe-se que a prefeitura recebe mensalmente repasses oriundos do Governo Federal através do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) para realizar manutenção nos ônibus.
JANAINA FURTADO
VEJAS FOTOS
'