visita à empresa Guascor do Brasil |
As interrupções de energia elétrica em Tarauacá, parecem que
viraram rotina nos últimos dias, causando enormes transtornos e prejuízos para
nossa população. A luz apaga diversas vezes num dia e as reclamações são
muitas.
Como nem a Guascor do Brasil, empresa que gera energia para o
município e nem tão pouco a Eletroacre, responsável pela distribuição, se
manifestaram, resolvi então visitá-las para me certificar dos reais problemas
que estão causando esses apagões.
Com o Gerente da Guarcor Francisco Antônio |
Na Guascor, fui muito bem recebida pelo Gerente Antônio Francisco e ouvi atentamente suas explicações. Segundo ele o papel da empresa é somente gerar a energia e entregá-la para a Eletroacre, subsidiária da Eletrobrás, que é a empresa responsável por todo o sistema de entregar a energia na casa dos consumidores. "Acontece que o sistema de monitoramento dos nossos geradores são modernos e qualquer problema na rede de distribuição ele desliga automaticamente. As vezes um urubú em choque com a rede elétrica ou um vendo forte, faz com que o fornecimento seja suspenso na rede afetada", Ainda de acordo com o gerente, em Tarauacá, atualmente, há muitas árvores encostando na fiação e que precisam ser podadas. Então o problema não é aqui. Os problemas estão na rede de distribuição que precisa ser melhorada.
Procurei também a Eletroacre e conversei com Suleiman Sampaio, chefe do escritório local da empresa. "Há problemas da rede sim, mas, também há problemas na empresa geradora de energia" disse ele. Segundo ele, na próxima semana uma empresa já estará em Tarauacá para efetuar os serviços de podamento das árvores próximas a fiação da rede elétrica e outros serviços de melhoramento no sistema de distribuição de energia em nossa cidade.
Na próxima semana vou propor uma reunião entre a câmara e os representantes das duas empresas para que possam dar explicações aos vereadores e ao povo e, se as soluções não aconteçam, iremos tomar outras medidas.
O que não pode é a população que paga caro por um serviço essencial e que está apresentando problemas diariamente.
JANAINA FURTADO