VEREADORA JANAINA FURTADO PARTICIPA DE ASSEMBLÉIA E MANIFESTA TOTAL APOIO AOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO.


A Vereadora e Professora da Rede Municipal Janaina Furtado (Rede Sustentabilidade) esteve presente na assembléia de sua categoria promovida pelo Sinteac, na última quarta feira(13) para discutir o andamento dos processos de data-base da categoria junto aos governo do estado e município. Janaina foi convidada para compor a mesa juntamente com os dirigentes da entidade..


 "Nosso sindicato é forte porque é organizado e seus dirigentes sempre atuaram de forma responsável e inteligente, visando sempre resguardar os direitos de nossa categoria, comentou a vereadora"  


Mais uma vez a Janaina manifestou seu total apoio à luta dos servidores da educação e disse que além de vereadora, professora, também é associada da entidade. 


"Estamos juntos e contem comigo. Na câmara somos 4 professores vereadora. Eu, Lauro Benigno, Nasso Kaxinawá e Ezi Aragão, porém não tenho medo de afirmar que temos apoio de todos os 11 vereadores na luta por nossos direitos", disse Janaina.

DATA-BASE ESTADUAL

O aumento dos trabalhadores em educação da rede estadual foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) no dia 22 de fevereiro e a primeira parcela referente à negociação da data-base já consta em folha desde o mês de março deste ano. O governo estadual concedeu reajustes de 19,48% aos docentes e de 23,75% aos demais trabalhadores em três parcelas com vigência em março de 2017, julho de 2017 e fevereiro de 2017. Os servidores da Saúde e Educação foram os primeiros a receber os reajustes devido ao tempo em que vêm dialogando com o Estado. A mudança no PCCR modifica principalmente a tabela de remuneração desses servidores, principalmente de acordo com suas classes. Para os funcionários da educação, a lei determina que o servidor que exerce o cargo de coordenador administrativo e secretário e das unidades de ensino recebam o salário e uma gratificação fixada de acordo com a tipificação das escolas. Além disso, a cada 2 anos e 9 meses o servidor em atividade deve ser reinserido nas referências por tempo de serviço.

A ASSEMBLEIA TRATOU DOS SEGUINTES ASSUNTOS

DATA-BASE MUNICIPAL

No que se refere as negociações no âmbito municipal, os sindicalistas disseram que apresentaram uma pauta ainda no início do mês de fevereiro e até a data da realização da assembleia não houve sequer uma resposta da prefeitura. A categoria decidiu conceder mais um prazo até a próxima semana, e, se a prefeitura não se manifestar favorável, poderão iniciar um movimento grevista.

Os servidores municipais estão reivindicando:

1-Reformulação do PCCR da categoria;
2-Reposição de perdas salariais referente os últimos 12 meses(10,67%)IPCA/INPC;
3-Redução da carga horária dos servidores de apoio de 40h para 30h;
4-Implementação do Regime Próprio de Previdência Social;

Além dos pontos citados anteriormente o SINTEAC exige o cumprimento das leis municipais que estabelecem o pagamento de férias proporcional a 45 dias aos docentes e o pagamento do abono salarial aos novos contratados que não estão recebendo o referido abono(R$ 100,00 para os funcionários de escola e R$ 200,00 para os professores) assim também como o pagamento retroativo.

Na próxima semana haverá nova assembléia para os municipais já com indicativo de paralisação.

Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

Comentários

MAIS LIDAS