CRIADO O DIA DOS BANCÁRIOS EM TARAUACÁ - PROPOSTA DA VEREADORA JANAINA FURTADO


"Obrigado prefeita pela assinatura de aprovação da Lei que valoriza o bancário através do Dia do Bancário. Obrigado a vereadora Janaina Furtado por tão bem representar o povo, além de seu esforço e dedicação. Obrigado aos vereadores pela aprovação da Lei e ao Deputado Estadual Jesus Sérgio pelo empenho em sempre está presente e ajudando a quem precisa. Hoje Tarauacá passa a fazer parte de um grupo seleto de cidades que tem o dia do bancário reconhecido: Rio Branco, Feijó e Cruzeiro do Sul. Obrigado e Parabéns a todos os bancários pelo seu dia". 
Esse texto foi publicado na rede social Facebook pelo bancário Júlio Guilherme, em nome de todos os profissionais de Tarauacá, especialmente do banco da amazônia, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que na próxima segunda feira, 28 de agosto, celebrao o dia dos bancários.
A proposta da vereadora, na última quarta feira, 15 de agosto, foi aprovada em plenário pelos vereadores e hoje foi sancionada pela Prefeita Marilete Vitorino. A Lei Municipal institui o Dia 28 de Agosto, feriado bancário em Tarauacá.
Dia Nacional do Bancário




Desde o dia 28 de agosto de 1951 é comemorado o Dia Nacional dos Bancários! A data surgiu pois uma grande assembléia realizada pela classe bancária feita neste dia decretava o aumento salarial de 31% para a categoria, depois de 69 dias de paralisação (uma das mais longas e vitoriosas greves). Isso tudo ocasionou o surgimento do movimento bancário, e consequentemente o Dia Nacional do Bancário é comemorado neste dia, para lembrar da luta dos bancários brasileiros.

 
"No ano de 2016, ainda no meu primeiro mandato, eu apresentei essa lei a pedido dos servidores dos diversos bancos instalados em Tarauacá. A câmara aprovou e até hoje não entendi as razões que o prefeito da época não a sancionou", explicou Janaina. 
Janaina lembrou que na capital Rio Branco, nos municípios de Feijó e Cruzeiro do Sul já existe essa lei fruto de uma mobilização da categoria e da boa compreensão dos vereadores e oprefeitos locais.

"Estou atendendo uma justa reivindicação dessa valorosa categoria, muitas vezes recebe somente pressão, cobranças por parte dos banqueiros e sociedade e pouco reconhecimento. Agradeço aos companheiros vereadores e vereadora, que aprovaram a proposição, agradeço a prefeita Marilete por ter sancionado e, por fim, agradeço aos bancários pela confiança", destacou a vereadora. 



Abaixo a Lei na íntegra


ESTADO DO ACRE
PREFEITURAMUNICIPAL DE TARAUACÁ



DECRETO Nº 96/2017             DE 25 DE AGOSTO DE 2017


A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ – ACRE, usando das atribuições conferidas pela Lei Orgânica do Municío, 
DECRETA:

Artigo 1º - Fica instituído no âmbito do município de Tarauacá, o Dia Municipal dos Bancários, a ser comemorado no dia 28 de agosto.


Artigo 2º - As agências bancárias e similares existentes no município não poderão funcionar no dia que alude o caput desse artigo. 

Artigo 3º - As demais instituições municipais funcionarão normalmente;
Artigo 4º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogada as disposições em contrário;

Marilete Vitorino 
Prefeita Municipal

A proposta da vereadora, atende uma reivindicação dessa classe de trabalhadores que são os bancários do nosso município. Uma categoria que recebe hoje grande pressão e cobrança por parte dos banqueiros, que estabelecem metas consideradas muitas vezes abusivas, além da enfrentarem difíceis condições de trabalho. 

A data de 28 de agosto será comemorada no âmbito do município, pela categoria, em que são lembradas as grandes conquistas alcançadas pelos bancários, sendo assim uma data emblemática, que serve de referência para que permaneçam na luta por melhorias nos seus direitos e ampliação de suas conquistas. A história dos bancários vai muito além das pessoas que trabalham nos bancos. Ela passa pelas lutas e pelas conquistas desses trabalhadores.
Assesoria Parlamentar

Comentários

MAIS LIDAS