VEREADORA JANAINA FURTADO NO PROJETO 'TODOS CONTRA O AEDES AEGYPTI'


A Vereadora Janaina Furtado (Progressista) participou nesta nesta quinta-feira, 29, de uma capacitação de professores da rede pública pelo projeto “Todos contra o Aedes aegypti”, promovido pelo Instituto Sapien em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e apoio do Governo do Estado. A formação foi realizada no Centro de Educação Profissional (Cedup). O programa que une saúde, educação e prevenção no enfrentamento ao mosquito contemplará 10 municípios.


Durante as oficinas, os educadores tiveram acesso a materiais didáticos específicos e orientações pedagógicas para trabalhar o tema com estudantes do Ensino Fundamental. A proposta é que o conteúdo seja aplicado de forma interdisciplinar, utilizando as matérias da grade curricular elaborada para o público-alvo com apoio de uma plataforma online e ferramentas que reforçam a abordagem dentro da sala de aula como jogos, vídeos, cartilhas e atividades práticas na rotina.


O projeto de combate ao vetor que transmite dengue, zika e chikungunya foca no engajamento de professores e alunos na promoção de ações preventivas dentro e fora da escola, fortalecendo o papel da educação por meio da conscientização. Após serem capacitados pelos professores, os estudantes desenvolverão iniciativas como visitas domiciliares acompanhados de agentes de endemias, gincanas educativas, concursos com premiação em dinheiro e diversas atividades.


Em sua fala, Janaina disse que como professora procura levar sempre para a câmara de vereadores, dados e informações que realmente correspondam com a realidade nossa população para se possa realmente propor e elaborar políticas públicas voltadas para essas questões. "Hoje participei do lançamento da edição 2025 do programa Todos Contra o Aedes aegypti. Uma importante iniciativa do Instituto Sapien que chega a Tarauacá-AC com o objetivo de mobilizar, conscientizar a população e integrar diversos órgãos públicos no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya" declarou a vereadora.


A ação já passou pelos municípios de Rio Branco, Capixaba, Xapuri, Senador Guiomard, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Em Tarauacá, a expectativa é que a formação dos professores gere impacto direto na comunidade escolar e contribua para a redução dos focos do mosquito, além dos índices das doenças. Mais informações estão disponíveis em www.todoscontraoaedesaegypti.com.br e no perfil @todoscontraoaedesaegypti no Instagram.

Assessoria/Janaina Furtado
Com Instituto Sapien


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem