Câmara vai homenagear conselhrios tutelares do município a pedido da vereadora Janaina Furtado

 

Na sessão legislativa da câmara de vereadores de Tarauacá, realizada na última terá-feira, (17) de novembro, os vereadores aprovaram por unanimidade, o requerimento de autoria da vereadora Janaina Furtado, (Rede Sustentabilidade), ao presidente da casa, Ezir Aragão, solicitando a realização de uma Sessão Solene em alusão ao dia do Conselheiro Tutelar.


A Parlamentar na sua justificativa, ressaltou que a solicitação visa cumprir a Lei n° 11.622 de 19 de dezembro de 2007 que Institui o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, a ser celebrado anualmente na data de 18 de novembro. De acordo com Janaina, o conselheiro tutelar, no cumprimento de suas atribuições legais, trabalha diretamente com pessoas que, na maioria das vezes, vão ao Conselho Tutelar ou recebem sua visita em situações de crises e dificuldades – histórias de vida complexas, confusas, diversificadas. Reforçou ainda que é vital, para a realização de um trabalho social eficaz (fazer mudanças concretas) e efetivo (garantir a consolidação dos resultados positivos), que o conselheiro tutelar saiba ouvir e compreender os casos (situações individuais específicas) que chegam ao Conselho Tutelar. “Assim, é de extrema importância realizar Sessão em homenagem aos conselheiros, a fim de homenagear esses profissionais que são de suma importância para a sociedade”, disse Furtado.


Ainda no pequeno expediente, a parlamentar encaminhou uma solicitação, pedindo ao prefeito de seja realizado, os serviços de revitalização, das praças, Alter Furtado (Praça da Municipal), e também, Praça da Cohab. 

Justificativa, As praças estão completamente abandonadas, os bancos estão danificados, os boxes da (Praça Municipal), que era pra servir de pontos de alimentação, tão sem estrutura adequada totalmente danificados, iluminação precária. ‘’ As praças das cidades são como o cartão postal da cidade, eram pra ser locais onde as famílias pudessem passear aos finais de semana. Por isso devemos cuidar com muito carinho das nossas praças’’. Finalizou

Utilizando o grande expediente Janaina fez questão de levar ao conhecimento dos demais parlamentares, os números elevados, dos casos de malária no município de Tarauacá. 

Na semana anterior, a parlamentar visitou, o Setor de Endemias no município e conversou com o responsável pelo órgão, Sr. Valderlei Tomé. O objetivo da visita foi colher informações de um possível surto de malária nas comunidades do Gregório, Tauari e Taquari.

Janaina anunciou no parlamento os números de casos nos últimos anos, Em 2014 foram realizados 6.680 exames na região, sendo que deram positivos 1.229 casos. Já em 2015 até agora são 3.985 exames para 694 casos confirmados.

O segundo passo agora é uma reunião com o secretario de Saúde. ‘’ De posse dessas informações vou conversar com o Secretário Municipal de Saúde Calos Tadeu para pedir melhores condições de trabalhos para nossos agentes", esclareceu 

Por Edilene Silva
Assessoria Parlamentar
Vereadora Janaina Furtado

Comentários

MAIS LIDAS